quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Um Amor Puro [Opinião]


Um Amor Puro

Autor: Agustina Izquierdo
Ano: 1985
Editora: Asa
Número de páginas: 144 páginas
Classificação: 1 Estrelas
Desafio: De A a Z...

Sinopse
Na cidade de Barcelona, ao abrigo das muralhas, perto do claustro da catedral, a dois passos da porta de Santa Eulália, vivia um homem que era ao mesmo tempo piedoso e músico e se chamava Padre Guimerà. Era maestro do coro da Església dels Sants Just i Pastor. Tinha vergonha de ser músico porque lhe parecia estar a roubar a Deus, à oração e à humilhação o tempo dedicado ao seu cargo de maestro do coro."

Barcelona, inícios do século XVIII. Um padre, Ferran Guimerà, vive pobremente num quarto insalubre e divide o seu tempo entre a oração e a música. Executante talentoso de alaúde e dotado de uma voz que emociona quem o ouve, o padre Guimerà é convidado pelo intendente do Senhor Conselheiro a instalar-se em sua casa, a fim de mais confortavelmente dar asas ao seu talento. O padre aceita. Então, no conforto bde uma mansão acolhedora, desenvolve a sua arte e descobre o amor carnal de uma jovem criada que se consagra a ele como outros se consagram a Deus...

Agustina Izquierdo, o misterioso autor de Um Amor Puro, e Pascal Quignard, o romancista de Todas as manhãs do mundo , são uma e a mesma pessoa? O rumor corre com insistência, apoiado em alguns indícios seguros. Haja o que houver a respeito dessa hipótese inverificável, o que importa é que estamos diante de um livro a todos os títulos soberbo.

Opinião

Trouxe este livro da biblioteca para o desafio literário De A a Z. Não conhecia a autora nem nunca tinha lido nenhuma opinião ao livro.

Eu não gostei do livro. A história não tem uma abordagem cativante dos acontecimentos, ou seja, não há espaço para que as coisas sejam bem desenvolvidas.

Este livro conta-nos a história de amor entre uma empregada e um padre. Acho que as questões que vão levantando fazem algum sentido e são pertinentes. Assim como as questões morais, as dúvidas e as incongruências comportamentais. Contudo, houve aspectos que se perderam. Houve partes da história que ficaram por contar o que tornou a história confusa em determinados aspectos. 

Ao final, também, poderia ter sido oferecida maior emoção. E foi um pouco vazio em termos de conteúdo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!