quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O pequeno ditador [Opinião]


O Pequeno Ditador

Autor: Javier Urra
Ano: 2007
Editora: A Esfera dos Livros
Número de Páginas: 396 páginas
Classificação: 5 Estrelas
Desafio: De A a Z...

Sinopse
Da criança mimada ao adolescente agressivo São várias as histórias que nos falam de violência na escola, vemos notícias de professores que não conseguem controlar alunos indisciplinados, de crianças que humilham e maltratam os seus colegas. Mas há uma nova realidade, invisível, fechada entre quatro paredes que é fundamental enfrentar: os pais são vítimas da violência dos filhos dentro das suas próprias casas. Actualmente existem casos de filhos que batem nos pais. Crianças mimadas, sem limites, a quem tudo se consente, que organizam a vida familiar, dão ordens aos pais, chantageiam quem as tenta controlar. Crianças que se tornam jovens agressivos, que enganam, ridicularizam os maiores, que não hesitam em roubar a carteira da mãe. Adolescentes que desenvolvem condutas violentas e marginais. Em suma, filhos que impõem a sua própria lei....

Opinião
Este livro pode não ser do agrado de todas as pessoas devido ao seu conteúdo muito específico. Porém para quem é pai/mãe ou tem uma actividade ligada às crianças, este livro assume-se como uma boa ferramenta na compreensão de determinados comportamentos/atitudes das crianças dos nossos dias. 

Este livro fornece grandes estratégias educacionais adequadas a uma boa educação das crianças. Não devemos encarar este livro como o "Santo Milagreiro" dos modelos educacionais bem sucedidos. Este livro deve ser encarado como um manual que contém um conjunto de ideias que podem ser úteis  para que os pais e os profissionais possam levar a "bom porto" uma determinada criança. Educar é difícil, um tralho constante e uma aprendizagem permanente. Cada criança é diferente, cada pai/mãe é igualmente diferente, por isso a relação que ambos estabelecem deverá respeitar as idiossincrasias de cada um adequando-se o melhor possível ao sistema familiar em questão.

Javier Urra, neste livro, alerta para erros cometidos durante a educação das crianças. Erros que tornam estas crianças em pequenos ditadores capazes de exercer a sua vontade, ocupando um lugar superior ao lugar ocupado pelos pais na pirâmide relacional.

Neste livro são abordado os diferentes estilos parentais e qual o que se revela mais eficaz para uma "educação saudável", tornando a criança num ser humano feliz e ajustado ao meio circundante.

Quero realçar que linguagem utilizada pelo autor é de fácil compreensão. Apesar de serem introduzidos alguns termos mais técnicos, a mensagem principal é facilmente compreendida pelos diferentes tipos de leitores que possam interessar-se pelo livro ou por estas temáticas.

No final do livro, o autor ainda nos deixa um conjunto interessante de filmes que podem dar-nos um visão mais "realista" dos assuntos abordados no livro.

Por fim, quero realçar outro aspecto que torna o livro ainda mais interessante: a introdução de casos reais que ilustram as diferentes temáticas que vão sendo apresentadas.

Boas leituras e deixem-se invadir pelas palavras.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!