segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O Guarda da Praia [Opinião]


O Guarda da Praia

Autor: Maria Teresa Maia Gonzalez
Ano: 1996
Editora: Editorial Verbo
Número de páginas: 143 páginas
Classificação: 4 Estrelas
Desafio: Ler em português de Portugal

Sinopse
«Sentada no terraço, coloquei a folha na máquina de escrever e... fechei os olhos, inspirando a brisa salgada. De repente, uma sombra arrefeceu-me a cara e, quando abri os olhos, ali estava de novo o invasor de propriedade alheia, descontraído como sempre. 
Que é que vais escrever ali? - perguntou - me, apontando para a máquina.
- A história de uma mulher que vivia sozinha num prédio alto de uma cidade escura. 
Torceu o nariz em total desaprovação.
- Porque é que não escreves antes sobre o mar ou sobre uma viagem?» 
E é sobre o mar, e sobre uma viagem, e sobre tudo sobre ele, o Dunas, que a escritora solitária, em férias na praia, escreveu este livro surpreendente.

Opinião
Quando fiz 13 anos recebi como prenda o livro que marcou a minha adolescência: A Lua de Joana. Foi a minha primeira leitura compulsiva. Não descansei enquanto não terminei a leitura. Depois de alguma troca de impressões aqui no blog descobri que muitas colegas ainda tinham achado este livro melhor do que A Lua de Joana.

Gostei bastante deste livro, mas não me deixou tão encantada. Talvez por agora estar a olhar para esta história com olhos de adulta, não me senti tão próxima do livro. Gostei da escrita da autora. Leve, fluída, objectiva e cativante. As personagens são coerentes e bem construídas. O Dunas é o símbolo de muitos meninos que têm de aprender a lidar com as perdas. Foram muitas coisas que Dunas perdeu, mas o que é admirável neste jovem é a forma como ele procura lidar com todas elas.
Houve algumas coisas que me deixaram confusa, nomeadamente no que respeita ao velho da floresta e à relação que ele tinha com a família de Dunas.

É uma leitura que aconselho e todos os jovens deveriam ler. Este é um livro muito útil para trabalhar com crianças que tenham vivido situações semelhantes às do Dunas. Uma boa leitura orientada e bem discutida poderá fornecer ferramentas muito úteis aos jovens.

Boas leituras e deixem-se invadir pelas palavras.  

2 comentários:

  1. Li o livro quando era mais nova e gostei muito!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro é bastante interessante. Tem uma mensagem bonita, mas não me prendeu tanto como o "A Lua de Joana". Isso talvez se deva ao facto de ser mais velha e de olhar para as coisas de outra forma. Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!