quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Especial Natal | Sugestões de livros para crianças

Apesar de já não ser criança eu adoro livros infantis. E, por razões que fogem ao meu conhecimento lógico, associo-os sempre ao Natal. Por esta razão, é frequente parar em livrarias ou grandes superficiais e ler pequenos livros infantis e/ou reler algum que habite aqui a estante. 

Outra razão para abordar esta temática é a importância das histórias e da leitura no desenvolvimento infantil. É frequente, por esta altura ano as televisões serem invadidas por mil e um anúncios publicitários dos mais avançados brinquedos... E anúncios a livros infantis? Pois, ninguém os vê... Por vezes aparecem um pouco camuflados naqueles panfletos das grandes superfícies. 

E agora devem pensar que estou maluca, então as crianças não precisam de brinquedos para brincar? E respondo-vos com outra questão: Será que só se brinca com esse brinquedos XPTO que nos inundam as vistas? 

Da minha perspectiva, é importante que a criança tenha criatividade suficiente para brincar com aquilo que tem disponível... E como é que estimulamos essa criatividade? Um dos meios pode ser a leitura de histórias. 

Enquanto uma criança ouve ou lê uma história está a desenvolver a atenção, a sua imaginação, as suas emoções.... Um bom complemento no fim destas leituras é discutir a histórica com as crianças, fazer um desenho sobre algo importante da história... Ou simplesmente dê asas a sua imaginação de adulto e torne a história em algo divertido para as crianças. (Nota: deve ter em atenção a idade da criança, assim como as suas características de personalidade)

Para miúdos e graúdos ficam aqui 5 sugestões de livros. Acho que para quem tem crianças a quem oferecer prendas, os livros poderão ser uma bonita prenda. Por outro lado, penso que alguns adultos também não se importariam de os receber.

Sugestões
365 Histórias da Disney
Este livro deve ser fantástico (daí ser a minha primeira sugestão). Eu tenho um de 365 histórias e adoro-o, mas este dever ser qualquer coisa de especial. As suas principais vantagens é fornecer uma história para cada dia do ano e ser inteiramente dedicado às personagens da Disney. Pela minha pesquisa vi que existem várias versões do 365 histórias, todas elas igualmente apelativas. Caso queiram ver um bocadinho do livro basta clicarem aqui
Amizade sobre rodas
Paula Teixeira
O grande ponto positivo deste livro é a mensagem que ele passa. Tem ilustrações muito bonitas e ainda inclui um CD com músicas que de certeza vão encantar os mais pequenos.

A Bruxa Cartuxa na Floresta dos Segredos
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada


Eu cresci com os livros da Série Uma aventura por isso fiquei fã destas duas autores. Os tempos mudaram e elas decidiram brindar-nos com um projecto novo e deram-nos a conhecer esta Bruxa Cartuxa. O interior do livro é muito apelativo e de oferta ainda trás um pequeno manual de feitiços dedicado aos problemas enfrentados pelos mais novos. Destaco, também as belíssimas ilustrações. Podem ver um bocadinho do livro aqui.  

Natal de Encantar


Tinha de colocar aqui uma opção ligada ao Natal. Este livro pareceu-me interessante porque para além de contos tem canções de Natal, como fazer enfeites de Natal e ainda algumas receitas. Acho que esta é uma boa opção para pais com filhos pequenos... Seria muito bom para a criança os pais elaborarem as receitas com os seus filhos ou em conjunto fazerem enfeites para colocar na árvore de Natal.

A Lua de Joana
Maria Teresa Maia Gonzalez


Esta é uma sugestão para "crianças" mais crescidas (traduzindo pré-adolescentes, adolescentes). É um livro cativante, que passa uma mensagem muito forte. Este foi o livro que me viciou completamente na leitura e ainda hoje, de vez enquanto, gosto de abrir o livro numa página à sorte e ler a carta da Joana que está na página escolhida.

Espero que tenham gostado das minhas sugestões. 
Tenho uma enorme curiosidade acerca dos contos infantis. Já usei várias vezes como ferramenta de trabalho e acredito no poder que eles podem ter na vida de quem os lê/ouve. Estimulem o gosto pela leitura e pelas histórias desde cedo nas crianças... Só trará vantagens.

Não se esqueçam que o especial de Natal de amanhã é no blog da Catarina, A sonhar por olhos abertos.

4 comentários:

  1. Gostei muito deste post e concordo com tudo o que disseste; estimular a leitura nas crianças é fundamental.

    O livro da Bruxa Cartuxa é lindíssimo por dentro :D

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Ainda bem que gostaste. Por acaso sabia que iria ser algo do teu agrado ;).

      É mesmo...
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Também tenho um dos 365 histórias e gosto muito:) Lembro-me que gostei muito da Lua de Joana mas ainda gostei mais do Guarda da Praia. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este da Disney ainda parece ser melhor :). Ainda tenho de ler "Guarda da Praia". Da autora só li mesmo o "A lua de Joana". Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!