quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Especial Natal | Doces de Natal


Como sou uma pessoa extremamente gulosa, decidi que hoje iria dedicar o meu especial de Natal aos doces que habitam pelas casas de muitos portugueses nesta época. Espero que gostem!


Sonhos


Este é dos pouco doces de Natal que não gosto assim tanto (está empatado com as rabanadas). 
Como um ou dois e fico-me por aí... Não me encante muito.
(imagem daqui)



Aletria
Adoro aletria. Gosto dela quando ainda está quente. 
(imagem daqui)



Rabanadas
Este é um doce de Natal muito enjoativo. O facto de ser frito e ser muito doce faz com que adira pouco. Aliás, há mesmo Natais que nem chego a comer.
(imagem daqui)




Bolo Rei 

Aqui em casa, nem sempre é comido o bolo rei normal. Isto porque, muitas pessoas (eu incluída) tira todas as frutas cristalizadas. Então, normalmente recorremos às alternativas: bolo rainha ou bolo rei de chocolate. 
O ano passado ainda se provou um novo: bolo rei de ananás (ficou aprovado).

Mas de todos aquele que eu mais gosto não é português. Eu adoro Gallette des Rois e todos os anos e compro uma. Nunca consegui encontrar nenhuma com um sabor igual à que comíamos na escola, mesmo assim é algo que não dispenso no Natal.

Estes são os doces mais comuns no meu Natal. Sei que consoante a zona do país, existem outras "espécies "de doces, igualmente deliciosas. Sei que há zonas no nosso Portugal que não dispensam o arroz-doce, o leite-creme, os coscorões (confesso que nunca provei)... Entre tantos outros sabores deliciosos. Mas acima de todos os sabores e doces, aquilo que torna tudo mais especial é a companhia, ou seja, as pessoas com quem os partilhamos.

Amanhã é a vez da Catarina nos trazer o seu especial de Natal.
Por isso visitem o A sonhar de olhos abertos.

15 comentários:

  1. ahhahha também tenho o meu feito sobre receitas, depois vês as minhas escolhas ;D
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei curiosa... Não imaginas o quão gulosa sou :P.
      Bjs

      Eliminar
  2. Eu adoro os sonhos da minha mãe e as rabanadas da minha avó!! *-*

    ResponderEliminar
  3. *e a aletria da minha avó também!! Hehe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Natal é mesmo uma grande tentação, não é Carolina?
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Nunca comi, mas como gosto imenso de mel iria adorar de certeza :P

      Eliminar
    2. É de Mel de Cana e os que o meu pai compra são tão bons *.* Sentes o sabor do mel e dos frutos secos :p

      Eliminar
    3. Para o ano mando-te um :D Tenho que mandar com antecedência que os CTT são um perigo nesta altura :x

      Eliminar
    4. Obrigada :)
      São mesmo!!! Nunca sabemos se as coisas irão chegar ao destino a tempo e horas. :P

      Eliminar
  5. Eu nem sou muito adepta de doces natalícios... adoro leite-creme e esse não pode faltar; e também gosto imenso da Gallette des Rois.
    Houve uns anos em que juntamos grande parte da família em casa da avó paterna e aí sim, fizeram-se imensos doces!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de leite-creme, mas não é muito frequente fazê-lo como doce de Natal.
      Ai tanta coisa boa que deve ter havido nessa mesa :D.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Confesso que não sou grande adepta de doces natalícios mas gosto do Bolo Rainha:) Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sorte a tua que não te deixas tentar :).
      O Bolo Rainha é muito bom.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!