domingo, 24 de novembro de 2013

[Divulgação] O livro do Universo - a revelação do Cosmos e a procura do Outro

Hoje venho divulgar-vos um livro do autor Joaquim Fernandes.

Sinopse
A mesma questão que ocupava Demócrito na Grécia antiga permanece intemporal e viva nos debates contemporâneos: «estamos sós no Universo?». Esta é porventura a pergunta que há mais tempo perdura, suspensa, no quadro das angústias humanas, ao longo das civilizações e culturas que se têm sucedido, uma após outra, no nosso planeta. O trajeto que propomos nesta obra inicia-se na longínqua Grécia pré-socrática e desemboca nos contributos cosmopolitas que apostam na matematização do espaço e do tempo, antecedendo a construção do edifício mental racionalista das Luzes. De permeio, resta a longa travessia do tempo, imóvel e fechado, desde a Idade Média até aos sobressaltos de uma Renascença que redescobre a excelência do Homem e o (re)liga ao todo cósmico.

6 comentários:

  1. Olá,

    fazes bem em divulgar o que é nacional, parece-me um livro interessante e de um género que me tem proporcionado excelentes descobertas a Ficção Cientifica gostava de ver o comentário sobre o livro ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um pedido do autor.
      Não sei se o irei ler :). Há certas coisas na Ficção Científica que não me despertam muito interesse!
      Bjs

      Eliminar
  2. Olha Silvana experimenta ler o Duna do Frank Herbert, vais ver que ficas com uma ideia diferente de FC, foi a partir de ler esse livro que comecei a ler mais FC e tenho descoberto verdadeiras pérolas e nem precisas de algo muito caro, basta apostares em livros da coleção Argonauta, livros de bolso a 1€, que se vê muito nas feiras dos livros :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão! Assim que tiver oportunidade irei experimentar esse para ver se a minha opinião muda. Por acaso, eu tenho espírito aberto, mesmo que não vá muito à bola com determinado género arrisco nas leituras. Outras vezes, não me sinto é com muita vontade de ler.
      Bjs

      Eliminar
  3. Cara Silvana,
    este meu livro não é de ficção científica, embora aborde o lado das primeiras obras de antecipação sobre o universo e os seus eventuais habitantes. Mas é sobretudo uma antologia do pensamento cosmológico e astronómico, na forma como o pensamento humano foi capaz de ir imaginando outras formas de vida noutros mundos. Claro que nós hoje sorrimos dessas ficções antigas - tal como dentro de um século ou milénio os vindouros sorrirão dos nossos modos de pensar os "Outros"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joaquim,

      Obrigada pelo esclarecimento.
      Desde já peço desculpa pelo equívoco.

      Cumprimentos.

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!