terça-feira, 22 de outubro de 2013

Top Ten Tuesday - Nomes preferidos de personagens literárias (14)



O Top Ten Tuesday é uma rubrica semanal do The Broke and The Bookish. Esta semana, no Top Ten Tuesday o desafio passa por elegermos o nosso top ten de nomes preferidos de personagens literárias, ou fazermos o top ten de nomes pouco comuns que aparecem no universo literário. Eu vou seguir a primeira opção e eleger os meus 10 nomes preferidos.
Não vou apresentar nenhuma ordem específica. Simplesmente escolhi dez nomes que gosto quando associados às personagens em questão. Destes 10 nomes, 5 serão de personagens femininas e 5 de personagens masculinas.

Personagens Femininas
Emma Morley do livro Um dia de David Nicholls
O nome Ema é um dos meus nomes de eleição. É simples, pequeno, forte e pouco comum. Ao contrário de muitas pessoas eu gosto de nomes diferentes. Como gostava do nome foi fácil encantar-me por esta Emma. Uma rapariga cheia de força que mantêm uma amizade muito bonita com o Dexter. Infelizmente, a vida de Emma nem sempre correu bem, mas é isso que a torna uma personagem realista e próxima do leitor.

Claire dos livros A mulher do viajante no tempo de Audrey Niffenegger e Nas asas do tempo de Diana Gabaldon 
Provavelmente já me cruzei com mais "Claires" ao longo das minhas leituras, mas estas são aquelas que me saltam à memória. Gosto muito do nome Claire, mas não gosto muito do nome em Português. Acho que a sonoridade do inglês assenta-lhe bastante bem.
Em relação às das personagens em questão, gosto mais da Claire do livro A mulher do viajante no tempo. Uma mulher apaixonada que tenta viver o seu amor numa constante luta contra o tempo. Um aspecto curiosa é que a Claire do livro Nas asas do tempo também tem problemas com o tempo, tem um amor no passado e um amor no presente! Algo que no início será difícil de gerir, mas que depois lá acerta as suas agulhas.  

Eve Dallas da Série Mortal de J. D. Robb
Ema e Eva  são os dois nomes de meninas que adoro (se tiver uma filha ela terá um destes nomes, ou então uma versão reduzida do nome da minha mãe). Eve é uma das minhas personagens femininas preferidas de sempre. Adoro a complexidade dela, adoro a forma como ela lida com as relações interpessoais e como vai crescendo nesse campo. Amo o casal perfeito que ela faz com Roarke! Uma mulher cheia de força, com os seus fantasmas pessoais com quem luta constantemente. Esta luta acontece mais no início da série, uma vez que aconteceu algo que a ajuda a lidar melhor com eles: o amor!

Filipa do livro És o meu segredo de Tiago Rebelo
Gosto do nome Filipa e identifiquei-me muito com esta personagem na altura em que li o livro. Revi-me no comportamento dela e na forma como ela lidava com as situações. O romance dela com o Tomás seria ainda mais bonito se o autor tivesse esmiuçado melhor a relação inicial deles.

Amanda do livro O diabo dos anjos de Liliana Lavado
Mais um nome pouco comum e do qual eu gosto muito. Associo este nome a força, coragem e persistência. Li o livro em versão beta, por isso não sei se houve mudanças na Amanda que conheci. Ela possuía todas as qualidades que referi anteriormente, mas era infantil nos seus comportamentos (essa foi a parte que menos gostei). 


Personagens Masculinas
Luke dos livros Jardim de Alfazema de Jude Deveraux,  Jogo de Mãos de Nora Roberts 
Acho o nome Luke engraçado e é um nome simpático! Em relação a estes dois, são ambos fantásticos e têm uma coisa em comum são ambos reservados. 
(Já me cruzei com outro Luke, no livro Feitiços de Amor de Barbara Brentton, mas lembro-me muito mal dele).

Aidan dos livros O primeiro dia e A primeira noite de Marc Levy e do livro A morte chama-te de Karen Rose
Mais um nome simples e pouco visto em livros. Adorei este Aidan! Um homem inteligente, um cientista que queria saber onde começava a aurora. Achei-o um pouco idealista em relação a alguns aspectos, mas eu fiquei apaixonada por ele!
O Aidan da Karen Rose é igualmente fantástico, mas eu identifico-me mais com a calma do Aidan de Marc Levy. 

Peter do livro Diário de Anne Frank 
Gosto muito do equivalente português deste nome. Gosto da sonoridade do nome. Há dois "Peters" na vida de Anne, mas eu prefiro o Peter que viveu com ela no anexo.

Rudy do livro A menina que roubava livros de Markus Zusak 
Acho este nome muito querido, assim o que se adequa na perfeição à personagem em questão! Um rapazinho que faz tudo pela sua amiga Liesel. O final do Rudy deixou-me a chorar durante algum tempo. É emocionante...

Gabriel do livro Inverso de Liliana Lavado
Este é um dos poucos nomes portugueses que gosto para rapazes. Um nome bonito que associo muito à sensibilidade. Do que me lembro só me cruzei com este Gabriel literário e sim, a sensibilidade faz parte da personalidade dele. Um personagem com um interior muito bonito e luminoso.

4 comentários:

  1. Acabei ontem de ler A Rapariga que Roubava Livros e também chorei no final, o Ruby que personagem encantadora!
    E também gosto de Aidan mas não é por esses livros, gosto pelo The Preposition e The Proposal.

    Tenho de fazer este :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A Rapariga que roubava livros" foi um dos melhores livros que li no ano passado.
      Não conheço o livro!

      Fico à espera das tuas respostas :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá! Também há o Aidan do livros "As Jóias do Sol" da Nora Roberts. Já leste?
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não li :(. Da Nora Roberts existem imensos que ainda não li... Tenho alguma curiosidade em relação às trilogias :) Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!