terça-feira, 8 de outubro de 2013

Top ten tuesday - Melhores finais de livros (12)


Top Ten Tueday

Para o Top Ten desta semana decidi adaptar o tópico sugerido pelo The Broke and The Bookish. No site era-nos pedido que elegêssemos os melhores e piores finais de séries. Como a minha cultura literária em termos de séries ainda é um pouco limitada decidi fazer um ligeiro acerto. Desta forma, esta semana irei apresentar o meu Top Ten de melhores finais de livros e numa outra semana (não será na próxima) irei eleger o meu Top Tende piores finais. Quem quiser alinhar em mais um Top Ten esteja à vontade.  

Segue o teu coração - Não olhes para trás
Lesley Pearse

Foi uma boa forma de terminar uma história intensa, cheia de pequenos e grandes acontecimentos que tornam o livro muito especial. É um final fechado para a personagem principal e na minha opinião transmite ao leitor a ideia de "missão cumprida" pela personagem em causa. (leitura anterior à construção do blog)






Um dia
David Nicholas 
Este livro relata-nos uma história bastante próxima daquilo que pode acontecer na realidade. Uma amizade, que desde cedo se percebe que é algo mais, que vai se tornando cada vez mais especial. 
É um final triste, mas a tonalidade emocional é tão intensa que não deixa o leitor indiferente aos acontecimentos. Chorei bastante, mas valeu a pena! Aconselho também o filme baseado neste livro. Está muito fiel. (Opinião aqui)




Mensagem do Vietname 
Danielle Steel

Para mim, é um dos melhores livros de Danielle Steel que já li. Fiquei fá da coragem avassaladora de Paxie. O final é daqueles que nos faz implorar por mais! Fiquei muito impressionada com a forma como o livro terminou, e só posso dizer: ainda bem que a Paxie não desistiu do Tony. (Opinião aqui




Inverso
Liliana Lavado

Até ao momento, este é o meu livro preferido da Liliana Lavado. Na minha primeira leitura como Beta Reader fiquei um pouco confusa com o final, mas depois a Liliana fez uns ajustes e ficou mais perceptível para o leitor. É um final original e que se enquadra muito bem na forma como a narrativa evoluiu. Foi um final que me encheu as medidas. (Opinião aqui




A primeira noite
Marc Levy

Um final fantástico para a continuação da história do livro O primeiro dia. Um final surpreendente, para uma história fora do comum. Tal como o primeiro este livro, mistura história, ciência, investigação, viagens... Adrian e Keira levam-nos por sítios tão diferentes e tão ricos que deixam os leitores presos ao livro. O que gostei mais deste final foi a reflexão a que ele conduziu: até onde a investigação científica pode ir? Existem limites para a investigação? (Opinião aqui)




Veronika decide morrer
Paulo Coelho

Este é um dos meus livros preferidos de Paulo Coelho. A mensagem sobre a importância que damos à vida torna este livro especial.
Deixa um final em aberto que poderá originar mil e um cenários possíveis. Eu gostei, porém gostava apenas de ter visto um aspecto concretizado em relação à personagem Veronika.(leitura anterior à construção do blog)




A Siciliana
Sveva Casati Mondignani

Eu tenho um carinho muito especial por esta autora. Adoro os livros dela e admiro a forma como ela enlaça diferentes acontecimentos. Já li quase todos os livros delas e quase sempre sou surpreendida com o final. Com este livro, para além de ter um final de ficar pregada às últimas palavras, ao longo do livros são várias as vezes em que somos surpreendidos com o rumo da história. Aconselho a leitura de todos os livros. Um outro livro da autora que adoro é Lição de tango. (Opinião aqui)



A Rapariga que roubava livros
Markus Zuzak

Este foi um dos melhores livros que li no ano passado. É de destacar a originalidade do autor na forma de narrar a história. Todo o o livro é um convite à emoção, mas o final é o culminar das emoções. (Opinião aqui)





O diário da nossa paixão
Nicholas Sparks 


Longe vão os tempos em que era uma leitora fanática de Nicholas Sparks. Devorava os livros dele, até que chegou uma altura que me comecei a aborrecer. Actualmente, ainda continuo a gostar, mas não com a mesma intensidade de outros dias. De todos os livros que li do autor, o final que teve um maior impacto em mim foi o deste mesmo livro. As personagens são fantásticas e com quem é fácil criar ligação, a temática retratada é interessante e a forma como o livro termina é consegue transmitir emoção pura e sem ser de forma exagerada. (leitura anterior à construção do blog)


O Equador
Miguel Sousa Tavares

Este livro não tem um final justo e feliz, mas está neste top pelo facto de me deixar surpreendida enquanto lia as páginas finais. 
Não é um livro fácil de ler. Tem um narrativa densa e, no início, demora um pouco a prender a atenção do leitor. Porém, assim que entramos em sintonia com o livro não conseguimos parar e no final somos completamente apanhados de surpresa. (Opinião aqui)

7 comentários:

  1. O final do "Segue o teu coração - Não olhes para trás" é mesmo fantástico :) Aliás, todo o livro é :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Catarina, todo o conteúdo do livro é fantástico! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ah.Desses só li o Diário da Nossa Paixão:) Prometo que vou pensar neste top 10. Se arranjar 10 bons finais também publico as minhas respostas:) Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então recomendo todos os outros :) Ok! Fico à espera então (podes sempre começar pelos 10 piores finais) :) Beijinhos

      Eliminar
    2. Já fiz os melhores: http://asonhardeolhosabertos.blogspot.pt/2013/10/top-10-melhores-finais-de-livros.html
      Beijos:)

      Eliminar
  3. Comecei a ler o "uma questão de atracção" do David Nichollas o ano passado mas não o acabei e por causa disso tive medo de adquirir o livro "um dia" porque podia acontecer o mesmo. A verdade é que gostei bastante do filme e se dizes que está fiel, acho que lhe vou dar uma oportunidade.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o fiel está bastante fiel ao livro. Mas é diferente, por isso acho que devias começar por trazer da biblioteca e ver se gostas.
      O livro que referes não li!
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!