domingo, 20 de outubro de 2013

Tag | Livros e as suas adaptações

Hoje trago-vos uma TAG que me foi "oferecida" (e já há alguns dias) pela Catarina do blog Sonhar de Olhos Abertos. A Catarina baseou-se na TAG All things book into films" criada pela Raggy do canal "TheRaggysworld". O objectivo é responder a 10 perguntas que estão relacionadas com livros e as suas adaptações para filmes ou séries.

1. Qual a tua adaptação preferida de um livro para filme/série?
Não é assim tão difícil de escolher, porque confesso que são poucos os filmes que conseguem chegar ao patamar dos livros. Porém, há filmes que conseguem captar a essência do livro deixando os espectadores "literários" satisfeitos.

A minha escolha para esta categoria é adaptação cinematográfica do livro Um dia de David Nicholls. Não é uma adaptação perfeita, mas gostei tanto do livro como do filme. Adorei as interpretações! Os actores conseguiram captar as singularidades das personalidades das personagens literárias e transpor as emoções para o grande ecrã. Há um momento ou outro que aparece melhor caracterizado no livro, mas o filme, no seu conjunto, consegue transmitir a grande mensagem do livro.

2. E qual a adaptação que mais detestas?
A adaptação que menos gosto foi O código Da Vince. Eu sei que é difícil colocar tantos pormenores num filme de duas horas, mas o filme não ficou apelativo nem muito coerente.


3. Qual a próxima adaptação cinematográfica de um livro que queres ver?A próxima adaptação que quero ver é Um refugio para a vida. Tenho o livro aqui em casa para ler. Por isso, primeiro quero ler o livro para depois ver o filme.


4. Qual foi a última adaptação que viste?
A última adaptação que vi, foi A mulher do viajante do tempo. Confesso que não tenho tido muita disponibilidade para ver filmes, por isso esta já foi visto em Julho passado e ainda não publiquei aqui no blog a minha opinião, mas posso dizer que gostei muito do filme.


5. Qual a tua adaptação preferida de uma saga de livros?
Não tenho nenhuma!

6. Qual a personagem literária que achas que foi melhor adaptada para filme/série?
A Kitty do livro O Véu pintado. Adorei o filme! A actriz consegui captar a essência desta personagem. Este é um filme que, na minha opinião supera o livro. Pessoalmente, não gostei muito do livro (é aborrecido), mas o filme é muito bonito.

7. Qual a personagem literária que achas que foi pior adaptada para filme/série?
O vampiro Bill da série sangue fresco. Ele já é uma personagem péssima nos livros, mas na série ainda é pior. Confesso, só consegui ver um episódio da série televisiva, em relação aos livros já li dois e tenho curiosidade para continuar ler por causa de um outro vampiro, o Eric (este sim tem personalidade). 


8. Há algum livro/saga cuja adaptação estreia em breve e que tu queres ler antes?
Penso que só tem data de estreia marcada para o próximo ano e foi uma série da qual só li o 2º e o 3º volumes. Gostava de ler todos os que estão publicados em Portugal para depois assistir ao filme. Estou a falar da Série Academia de Vampiros de Richelle Mead.



9. Que livro/série gostarias de ver adaptado para filme/série?
Está nem é preciso pensar muito... É claro que eu adora ver a série Mortal da J.D. Robb adaptada a uma série. O pior é arranjar um Roarke e uma Eve à altura. A propósito disto, a Cata do blog Páginas Encadernadas anda a fazer um casting enviem-lhe as vossas sugestões (podem consultar o post aqui). 


10. Refere 3 filmes que adores que sejam baseados em livros que nunca leste.
  • Orgulho e preconceito;
  • Guia para um final feliz;
  • O Décimo Circulo.
Dentro dos filmes que vi e que são baseados em livros que ainda não li, estes são três filmes que gostei bastante. Tal como a Catarina, alguns dos meus filmes preferidos são baseados em livros. O meu preferido é o que está referido na pergunta 1, mas esse não conta para aqui porque já li o livro.

6 comentários:

  1. A Mulher do Viajante no Tempo foi dos raros casos em que não gostei do livro mas adorei o filme :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu caso raro foi com "O véu pintado". "A mulher do viajante no tempo" gostei um bocadinho mais do livro. A Claire que tinha na minha cabeça não correspondia à interpretação do filme. :)

      Eliminar
    2. Pelo menos tens de ver o filme :)

      Eliminar
  2. Também gosto muito do livro e filme "A mulher do viajante do tempo" apesar de preferir o livro:) Nunca li nem vi o Um dia (shame on me)! O véu pintado já vi o filme e gostei muito mas ainda não li o livro. Também achei o Código da Vinci uma adaptação fraquinha. O Refúgio para a vida só li o livro e até gostei:)
    Ainda não decidi se vou começar a ler Academia de vampiros...Não sei:/
    Desculpa o testamento:) Obrigado por teres respondido! Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem mal :)! Eu gosto de ler os teus testamentos!
      Aquilo que te posso dizer em relação à Academia de Vampiros é que tem originalidade. Um cultura totalmente criada pela autora. Eu sou muito má em termos de classificação de géneros literários, mas encaixaria este no YA. São livro leves, fáceis de ler e, do meu ponto de vista, muito originais destro do estilo. Como disse, só li dois volumes, mas gostei :).Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!