domingo, 22 de setembro de 2013

2º Aniversário

E hoje o Por Detrás das Palavras festeja o seu segundo aniversário. Confesso que não sei como é consegui levar este projecto durante tanto tempo. Nem sempre me apeteceu continua aqui pela blogoesfera, mas confesso que pelos números actuais tenho muito a agradecer a um grupo de leitores fiéis que por cá vão passando. Deixando ou não o seu comentário, o que interessa é que para o melhor ou para o pior gostam de cá vir ler as minhas palavras e deixarem-se invadir por elas.

Ora vamos a números:
2 anos de vida
102 seguidores (nunca pensei chegar a este número)
448 mensagens 
26450 visualizações

Muito Obrigado a todos!


Quando fiz a reabertura do blog, desafiei os meus leitores a deixarem-me um comentário ou questões que gostassem de ver respondidas. Vou responder aqui às questões e deixar os comentários, mas ficarão disponíveis na página do blog Por detrás do blog. Desde já agradeço às meninas que deixaram as suas palavras aqui para este pequeno cantinho. 

A menina que me deixou as questões foi a Catarina R. do blog Sonhar de olhos abertos!
Como te iniciaste nas leituras beta?
As leituras beta surgiram de forma inesperada. Não fazia a mínima ideia do que se tratava até ver um post no blog Pedacinho Literário a dizer que a Liliana Lavado andava à procura de leitores-beta. E então perguntei-me, porque não? Depois de saber que o género era fantasia (um género do qual não sou particularmente fã) aceitei como um desafio. Confesso que fui agradavelmente surpreendida. 
Confesso que fazer leituras beta, no meu caso, é completamente viciante. Por isso, para mim é difícil resistir a um pedido para fazer este tipo de leituras.
O ano passado foi só para a Liliana que revi. Este ano já tenho uma quantidade significativa. Alguns sou eu que me ofereço, outros casos fui contactada pelos autores e, no caso do João Silva (autor do livro Novos Tempos) foi através da Liliana. 

Tens alguma parceria?
Não tenho nenhuma parceria. Sei que isso talvez desse ao blog outra projecção, mas ainda não aconteceram essas parcerias. Quem sabe um dia, mas não é algo que me atormente. 

Como lidas com blogs que têm mais seguidores que tu e que pensas que não são tão bons, que não investem tanto e que parece que só apresentam a "publicidade" das editoras?
Por acaso lido de forma pacífica. Número de seguidores, não é propriamente sinónimo de muito sucesso do blog. Muitas vezes tornam-se seguidores apenas para participar em passatempos, mas depois não visitam esses blogs como tanta frequência. Eu própria faço isso! Eu gosto de visitar um blog que me ofereça algo novo para ler, que me desafie a pensar sobre o que lá está escrito. Em relação aos outros blogs, vou apenas lá para participar nos passatempos.

Alguma vez te sentiste desanimada e pensaste desistir do blog?
Algumas vezes, mas por aspectos pessoais. A nível pessoal nem sempre as coisas andaram bem durante este último ano o que, por vezes, me deixava sem disposição para cá vir. Entretanto fui aprendendo a lidar com as situações adversas e vi que o blog poderia ser uma boa forma de deixar para trás as coisas menos boas da vida.

Obrigada pelas perguntas Catarina. Espero que as respostas sejam do teu agrado!

Agora ficam os comentários!
Obrigada Cata e Mónica. Os vossos comentários tiveram o dom de me deixar sem palavras!

Parecendo que não, um blogue é um organismo vivo. É preciso cuidar dele, dar-lhe atenção e carinho. Imprimir-lhe personalidade. Deixá-lo crescer. Inová-lo. Torná-lo acolhedor, fazendo dele não só um espaço onde nos sintamos bem, mas onde os outros também se sintam. Conquistar seguidores [conquistar mesmo, fazê-los interessarem-se pelo que publicamos, fazê-los visitarem-nos com regularidade] não é nada fácil.

Conheço este blogue há alguns meses. Conheci a Silvana um pouco antes e nem sabia que ela já possuía o seu cantinho [shame on me], mas depois de o ter descoberto mantive-o debaixo de olho. Nem sempre comento e há posts que me passam ao lado por diversos motivos exteriores ao blogue, mas tenho acompanhado a sua evolução. E tenho gostado do que vejo ^^ É um blogue fantástico, gerido por uma pessoa mais fantástica ainda. Já percorreu um longo caminho até aqui e acredito que poderá ir ainda mais longe!

Muitos parabéns e que venham muitos mais!
Beijinhos*
Cata, do blog Páginas Encadernadas

Quero apenas deixar aqui um pequeno comentário relativamente ao teu blogue: é espetacular. Não, não estou a exagerar. É um cantinho que reflete o teu cunho pessoal enquanto leitora e verdadeira amante de livros e cultura. É impossível não notar a tua dedicação e empenho, assim como a gentileza e cordialidade com que interages com os restantes bloggers. Que mais posso dizer? Continua o bom trabalho! Espero poder visitar esta página e celebrar os seus aniversários durante muito tempo :)

Beijinhos!*
Mónica, do blog A Thousand Lives



17 comentários:

  1. Muitos parabéns e que se sigam muitos mais anos por cá! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns! :D
    beijinhos e que a este se sigam mais anos de leituras :)

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns pelos 2 anos de blog!
    O teu blog é um dos que mais gosto de visitar, pela diversidade de temas e de rubricas que tens :)

    Continua este ótimo trabalho!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Silvana! Parabéns pelos dois anos, pelo teu trabalho e dedicação que tens mostrado em cada post. Que venham muitos mais anos :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns Silvana:) Obrigada por teres respondido às minhas perguntas e concordo bastante com o que disseste. Concordo também com as palavras da Catarina e Mónica. Nota-se que pões o teu coração no blog, que te dedicas e manténs-te fiel a ti mesma:)
    Que continues por muitos anos! Beijos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez, obrigada pelas perguntas... Também agradeço a tua disponibilidade para passares por cá, comentares e deixares um bocadinho de ti aqui neste cantinho! Beijinhos

      Eliminar
  6. Muitos, muitos, muitos parabéns pelo blog, Silvanocas!!! :p
    Adorei as respostas às perguntas da Catarina e as palavras da Cata e da Mónica! ;)
    Na altura deve-me ter passado despercebido o teu pedido... :( Tenho pena porque também queria deixar um comentariozinho!
    O teu blog foi dos primeiros que comecei a seguir assiduamente. É absolutamente fantástico e cativou-me logo pelos conteúdos sinceros e originais! Já andava a seguir blogues e a desejar ter o meu próprio cantinho, mas foi graças a ti que cliquei enfim no botão "Criar um Blogue". Devido a um comentário a este post (http://pordetrasdaspalavras.blogspot.pt/2013/06/top-ten-tuesday-10-livros-que-considero.html#comment-form - ainda comentava sob o nome de Magiic :s) , onde sugeriste, ainda que sem saberes, que criasse um blog ao dizeres que também podia participar no TTT! Foi com esse simples comentário que pensei "E por que não??" *-*
    Agradeço-te muito por isso! :)
    És um modelo impecável a seguir, sem dúvida, em todos os aspetos: quer como escritora, quer como blogguer (pessoa) sempre pronta a ajudar! :D
    Por isto tudo, muitos beijinhos de parabéns pelo trabalho no blog!! Continua!! :D

    ResponderEliminar
  7. Oh Carolina! És uma querida! Deixaste-me sem palavras e com direito a umas lágrimazitas!! Isso foi golpe baixo.
    Muito obrigada pelas palavras!!! Obrigada pela presença sempre assídua... Fico feliz por ter contribuído para o aparecimento de um blog muito giro e que gosto de seguir... Espero que continues por aqui ainda por muito tempo!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :S não era esse o objetivo... De todo...
      Não tens de agradecer: é apenas a verdade! *-*
      Espero o mesmo quanto a ti! :D
      Beijinhos! :)

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!