quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O defunto [Opinião]


O Defunto

Autor: Eça de Queirós
Ano: 2013
Editora: Projecto Adamastor
Classificação: 4 Estrelas

Sinopse
Ela ficara sobre o escabelo, as mãos cansadas e caídas no regaço, num infinito espanto, o olhar perdido na escuridão da noite silente. Menos escura lhe parecia a morte que essa escura aventura em que se sentia envolvida e levada! Quem era esse D. Rui de Cardenas, de quem nunca ouvira falar, que nunca atravessara a sua vida, tão quieta, tão pouco povoada de memórias e de homens? E ele decerto a conhecia, a encontrara, a seguira, ao menos com os olhos, pois que era coisa natural e bem ligada receber dela carta de tanta paixão e promessa…
Assim, um homem, e moço decerto bem nascido, talvez gentil, penetrava no seu destino bruscamente, trazido pela mão de seu marido? Tão intimamente mesmo se entranhara esse homem na sua vida, sem que ela se apercebesse, que já para ele se abria de noite a porta do seu jardim, e contra a sua janela, para ele subir, se arrumava de noite uma escada!… E era seu marido que muito secretamente escancarava a porta, e muito secretamente levantava a escada… Para quê?…

Opinião
Este foi o meu segundo trabalho para o Projecto Adamastor e confesso que ainda gostei mais deste conto do que o Singularidades de uma rapariga loira. Mas como ambos são muito bons atribui-lhes a mesma classificação.

Neste conto, Eça reuniu encantamento, paixão, amor, fé e o plano espiritual. É um conto com uma leitura fácil e rápida que aguça a curiosidade do leitor. Estamos sempre na expectativa de quando uma tragédia irá acontecer.

O enredo está muito bem construído, ou não estaríamos a falar do mestre Eça de Queirós, em que dificilmente adivinhamos qual o passo seguinte que o escritor oferece às suas personagens.

Gostei muito do final! Não estava à espera deste desfecho... Imaginei algo mais trágico.

Caso queiram ler este conto ele está disponível no seguinte endereço http://projectoadamastor.org/listageral/.

Deixem-se invadir pelas palavras.
Boas leituras.
Silvana  

4 comentários:

  1. Já tinha feito download. Quero ver se o leio este fim de semana:) Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes, Catarina. Depois vejo a tua opinião!
      No fim-de-semana espero iniciar o meu terceiro projecto. Desta vez vou para ALmeida Garrett! Beijos

      Eliminar
  2. Também gostei bastante deste conto! ;D
    P.S. Deixei-te um selinho:
    http://sigularidadesdeumaraparigaloira.blogspot.pt/2013/08/selos-singulares-3-liebster-award.html

    ResponderEliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!