terça-feira, 2 de julho de 2013

Predestinado (Ordem das Trevas # 1) [Opinião]


Predestinado (Order of Darkness, #1)

Autor: Philippa Gregory
Ano: 2012
Editora: Civilização Editora
Número de Páginas: 312 páginas
Classificação: 3 Estrelas  

Livro ganho num passatempo do blog Segredo dos Livros, a quem desde já agradeço. 

Sinopse 
Estamos em 1453 e todos os sinais apontam para que o fim do mundo esteja iminente. Acusado de heresia e expulso do seu mosteiro, Luca Vero, um atraente jovem de 17 anos, é recrutado por um misterioso estranho para registar o fim dos tempos por toda a Europa.
Obedecendo a ordens seladas, Luca é enviado a cartografar os medos da Cristandade e a viajar até à fronteira do bem e do mal. Isolde, de 17 anos, abadessa, está presa num convento para impedir que reclame a sua enorme herança. Quando as freiras ao seu cuidado enlouquecem com estranhas visões, sonambulismo e exibindo estigmas, Luca é enviado para investigar e todas as provas incriminam Isolde.
No pátio do convento constrói-se uma pira para a queimar por bruxaria. Forçados a enfrentar os maiores medos do mundo medieval – magia negra, lobisomens, loucura – Luca e Isolde embarcam numa busca pela verdade, pelo seu próprio destino e até pelo amor, enquanto percorrem os caminhos desconhecidos até à personagem histórica real que defende as fronteiras da Cristandade e detém os segredos da Ordem das Trevas.

Opinião
 Predestinado é o primeiro livro da série Ordem das trevas e o segundo livro que leio desta autora.
Apesar de ainda não me ter tornado fã da autora, confesso que gostei mais deste livro do A Rainha Vermelha, o primeiro livro que li.

Neste livro é-nos narrada a história de Luca Vero, um jovem incumbido pelo Papa para desvendar aspectos que coloquem em causa a cristandade dos homens. A sua primeira missão é descobrir o que se passa num convento para que algumas freiras entrem num estado de loucura. É durante esta missão que conhece Isolde e Ishraq, duas jovens que depois de desvendado este mistério se juntam ao grupo de Luca. 

Gostei muito da personagem Ishraq. Um jovem inteligente, perspicaz e muito corajosa. Acho que ela é muito misteriosa e que nos próximos volumes da série poderá ser uma grande revelação. 

Os dois companheiros de Luca são, também, muito importantes no desenrolar da narrativa. Têm personalidades distintas, mas que acabam por se completar uma com a outra e ambas com a personalidade de Luca. Freize, dotado de uma forte sensibilidade, é capaz de olhar para além daquilo que é óbvio, por outro lado temos o Peter, um jovem objectivo e muito pragmático.

Apesar de não ter adorado o livro fiquei com alguma curiosidade em relação aos volumes seguintes. Esta curiosidade advém do motivo de querer saber qual o rumo das personagens e quais os próximos mistérios a serem resolvidos. 
Será que Isolde e Luca acertam as suas "agulhas"? O que vai acontecer a Ishraq? Será que também ela sucumbe ao poder do amor e entrega o seu coração a alguém? Será que Isolde recupera aquilo que perdeu? Estas são apenas algumas das perguntas que coloquei a mim própria com o final da leitura!

Deixem-se invadir pelas palavras!
Boas leituras!
Silvana  

2 comentários:

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!