sexta-feira, 19 de julho de 2013

Marcada (Casa da Noite # 1) [Opinião]


Marcada (Casa da Noite, #1)

Autor: P. C. Cast & Kristin Cast
Ano: 2009
Editora: Saída de Emergência
Número de páginas: 302 páginas
Classificação: 2 Estrelas

Sinopse
Zoey Redbird tem 16 anos e vive num mundo igual ao nosso, com uma única excepção: os vampyros não só existem como são tolerados. Os humanos que os vampyros "marcam" como especiais entram na Casa da Noite, uma escola onde se vão transformar em vampyros ou, se o corpo o rejeitar, morrer. 
Para Zoey, apesar do medo inicial, ser marcada é uma verdadeira bênção. É que ela nunca encaixou no mundo normal e sempre sentiu que estava destinada a algo mais. Mas mesmo na nova escola a jovem sente-se diferente dos outros: é que a marca que a Deusa Nyx lhe fez é especial, mostrando que os seus poderes são muito fortes para alguém tão jovem. 
Na Casa da Noite, Zoey acaba por encontrar amizade e amor, mas também mentira e inveja. Afinal, nem tudo está bem no mundo dos vampyros e os problemas que pensava ter deixado para trás não se comparam aos desafios que tem pela frente.

Opinião
Marcada é o primeiro volume da série Casa da Noite. É um livro que nos apresenta mais um olhar sobre o mundo dos vampiros. Porém é apenas mais um olhar, uma vez que as autoras não nos trazem nada de novo, ou seja, no livro não se encontram elementos suficientemente originais que o tornem único e memorável.

Relativamente ao enredo este foca-se essencialmente nas aventuras e desventuras de um grupo de jovens que são escolhidos para se tornarem vampiros. Para isso são marcados e colocados numa escola especial, mas nem todos são capazes de alcançar o último patamar da mudança que é tornarem-se vampiros.

Zoey, a personagem principal, é uma jovem que é marcada e que vai assumir um papel especial neste novo mundo. É a típica jovem que aparece neste tipo de livros: faz parte de uma família com alguma disfuncionalidade, é tímida e não se sente integrada no meio em que vive. 
É uma personagem com pouca força. Não me suscitou nenhuma emoção em especial.

O grupo de amigos de Zoey é bastante engraçado e peculiar e conseguiram despertar-me alguma curiosidade para os volumes seguintes. Quero saber o que vai acontecer a cada um deles.

Afrofite, a miúda tipo Barbie, é má e no final deixou uma ameaça no ar. Perdeu a sua posição de superioridade e de líder e isto foi algo que afectou a sua auto-estima. O que é que ela irá fazer para poder recuperar o seu estatuto na escola?

É um livro de leitura rápida em que os acontecimentos vão surgindo de forma dinâmica. Pretendo ler os volumes seguintes por mera curiosidade acerca do futuro de algumas personagens e ver se o culminar da série me surpreende. 
É um livro satisfatório, mas incapaz de roubar o lugar à minha série de vampiros preferida: Academia de Vampiros de Richelle Mead.

Deixem-se invadir pelas palavras!
Boas leituras.
Silvana

7 comentários:

  1. Concordo em pleno com tudo. Continuei a ler os volumes desta saga por mera curiosidade, e ao contrário de outras séries não tenho aquele impulso de adquirir os livros e te-los na minha estante para os poder reler quando quiser. No entanto, fui lendo os livros ora emprestados ora oferecidos e dos que saíram ainda só não li o último. O segundo e terceiro devem ser os melhorzinhos, mas quando comparados com VA, meu Deus! VA tem algo que esta saga e muitas outras não conseguem ter, personagens e enredos sólidos. É dificil chegar aos calcanhares da Rose ou do Dimitri ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo em relação à série VA. Sim é muito difícil chegar ao patamar de desenvolvimento narrativo da autora e Rose e Dimitri estão tão bem construídos que nos é fácil visualizá-los. Aliás ficamos com vontade de os conhecer :).
      Já parto sem grandes expectativas para os próximos desta série. Aliás da última vez que fui à biblioteca estava lá o segundo para trazer, mas não me senti tentada. Não é uma leitura que crie dependência como a VA. Infelizmente só li o 2 e 3 volumes (os únicos disponíveis na biblioteca, mas foi o suficiente para querer reler a série e desta vez do início). :) bjs

      Eliminar
    2. Não leste o primeiro? E conseguiste acompanhar? :o Estou fascinada xD Eu li todos e é das minhas séries preferidas, fica melhor e melhor a cada livro...

      Eliminar
    3. Não li e consegui acompanhar bem! Dá para perceber, porque no segundo as informações principais vão sendo dadas acerca do funcionamento da sociedade vampírica criada pela autora. Acredito! O terceiro terminou de uma forma fantástica, capaz de fazer subir paredes para saber o que vai acontecer a Dimitri!

      Eliminar
    4. Tanta coisa que acontece no quarto livro! E é o ultimo que está publicado em português, infelizmente...

      Eliminar
    5. Assim deixas-me mais curiosa!! :S
      Pois é... Pelo que sei não querem editar o último. Sinceramente não percebo porquê! Uma série tão boa!

      Eliminar
    6. Os 2 últimos, ainda para mais agora com a saída do filme para Fevereiro.

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!