sábado, 20 de julho de 2013

Face Negra [Opinião]


Face Negra

Autor: Elizabete Cruz
Ano: 2013
Número de páginas: 360 páginas
Classificação: 4 Estrelas
Desafio: Ler em Português

Sinopse
Esta podia ser a história de uma menina amorosa e inocente marcada pelo passado. Mas não, esta é a história de Daniela, a rapariga que sobreviveu a esse passado e se tornou naquilo que nunca pensaria ser, não olhando a meios para atingir os fins. Para tal conta com a ajuda do seu bizarro melhor amigo, que daria tudo para dormir com ela, e que é bem mais do que aparenta ser. E ainda tem Dyre, o seu primeiro amor e actual namorado, que definitivamente não a conhece.
Ela julgava-se forte, perspicaz e dona do seu destino. Mas o destino provar-lhe-á que estava errada. Alguém com tantos segredos, artimanhas, rancor e maldade dentro de si não poderá ter um final feliz. E o reaparecimento de um fantasma do seu passado levá-la-á a fazer algo extremo e irremediável, fazendo-a perceber que os fins nem sempre justificam os meios.
Conheçam Daniela, a jovem e inocente estudante de Medicina, que encerra em si uma terrível face negra.
“Um dia vais acordar, e não vais ter nada além de arrependimentos.”

Opinião

Em primeiro lugar queria deixar aqui o meu agradecimento à Elizabete por me ter dado a oportunidade de ler o seu livro e conhecer estas fantásticas personagens.

O Face Negra dá-nos a conhecer Daniela, uma jovem a quem a vida lhe ofereceu uma perspectiva fria das relações. Um acontecimento na sua vida marca esta viragem de atitude. A doce e inocente Daniela que conhecemos nas primeiras páginas fica escondida por detrás de uma máscara de arrogância e frieza e torna-se numa jovem calculista.

Daniela nem sempre segue os caminhos mais correctos e vê-se obrigada a tornar-se numa pessoa diferente. Apesar de toda a crueldade com que ela nos vais presentando ao longo do livro não consigo sentir ódio ou repulsa por ela. Embora não aceite essas atitudes consigo compreendê-las no contexto em que elas vão surgindo.
Esta atitude que Daniela assume perante a vida, condiciona as suas relações interpessoais. E nos seus pouco anos de vida, a relação de amizade mais certa que constrói é com Marco.
No início o comportamento de Marco irritava-me, mas no fundo este comportamento ia tendo as suas justificações. Como a única pessoa que estava presente no seu coração lhe era inacessível, vivia as suas relações amorosas de forma errante. 

A relação de amizade entre Daniela e Marco é muito bonita e está muito bem construída. Pautada por momentos doces, hilariantes e emocionantes oferece ao leitor o conhecimento daquilo a que podermos chamar de uma verdadeira amizade. Marco tanto amas as qualidades como os defeitos de Daniela. No fundo, respeita-a enquanto ser humano que é com todas as suas idiossincrasias. 

Dyre é o único que consegue tocar bem fundo no coração de Daniela. É o protótipo do homem perfeito. No primeiro momento em que ele aparece não me senti verdadeiramente tocada por ele, mas com o evoluir da narrativa ele vai-se conquistando. 

Face Negra é um livro que tem uma narrativa dinâmica, interessante e cativante. Facilmente nos sentimos conquistados pela história. Houve alguns aspectos na fase inicial da história que penso não se enquadrarem muito bem, mas que são facilmente ultrapassados pela intensidade que outros acontecimentos assumem (aliás só são notados a pessoas que tenham algum conhecimento de causa pelo assunto em questão).

Para finalizar o livro, Elizabete brinda-nos com um final que possibilita diferentes caminhos à nossa imaginação. Não sou muito fã das narrativas abertas, mas no contexto do livro faz algum sentido. Senti falta de desenvolvimentos nesta fase final, mas a mensagem principal do livro passou: Nós somos o somatório de todas as nossas atitudes. Sejam elas boas ou más temos de saber lidar com elas assim como com todas as nossas escolhas. Porém, nenhuma pessoa é melhor ou pior para julgar o comportamento dos outros.

Deixem-se invadir pelas palavras!
Boas leituras.
Silvana

2 comentários:

  1. Oi Silvana! Menina, o jeito que você expressou sua opinião me deixou curiosíssima para ler este livro. Você o tem em texto para me enviar? ficaria muito grata.
    http://rose-sousacoracaodefera.blogspot.com.br/
    Um beijo e bom fim de semana pra ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rose! Obrigada!
      Infelizmente não te posso enviar o texto. Era pouco ético da minha parte uma vez que assumimos o compromisso de não partilhar os ficheiros. Mas podes adquirir o livro junto da autora. Basta ires ao blog dela http://awonderfulworld2.blogspot.pt/ para poderes encomendar.
      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!