sábado, 29 de junho de 2013

Obsessão [Opinião]


Obsessão

Autor: Sandra Brown 
Ano: 2012
Número de páginas: 467 páginas
Editora: Quinta Essência
Classificação: 5 Estrelas

Sinopse
Um milagre da medicina proporciona à estrela de televisão Cat Delaney mais do que um novo coração. Com a sua segunda oportunidade de vida, Cat troca Hollywood por San Antonio, onde apresenta um programa de televisão em prol de crianças com necessidades especiais. É nesta cidade que conhece Alex Pierce, um antigo polícia que optou por escrever romances policiais - o primeiro homem a vê-la como uma mulher depois da sua cirurgia. Mas o novo mundo de Cat torna-se assustador quando «acidentes» fatais começam a ceifar a vida de outras pessoas que receberam transplantes do coração e alguém começa a seguir todos os seus movimentos. Cat não tarda a aperceber-se de que Alex talvez - ou talvez não - seja o seu aliado mais importante e que o seu novo coração lhe custa um preço terrível: uma teia de segredos e alguém determinado a acabar com a sua vida.
Com o seu novo mundo a tornar-se cada vez mais assustador e um perseguidor misterioso a seguir cada um dos seus movimentos, Cat é apanhada num labirinto sombrio de traição e segredos... e talvez veja demasiado tarde a máscara que esconde o rosto de um assassino.

Opinião
Depois de ler o livro Uma voz na noite andava muito curiosa e com muita vontade de voltar a ler outro livro de Sandra Brown. Esta autora alia crime, mistério, romance e suspense com uma mestria que torna os seus livros irresistíveis e que nos levam numa leitura compulsiva.

No livro Obsessão, a autora começa por apresentar as histórias que ao longo do desenrolar da narrativa se são entrelaçar no sentido de oferecer ao leitor múltiplas hipóteses acerca do verdadeiro criminoso. 
Cat Delaney, assim como outras pessoas, recebem um transplante de coração no mesmo dia. E, nesse mesmo dia, pessoas vítimas de diferentes "acidentes" morrem e tornam-se dadoras de órgãos. Contudo, houve uma pessoa que não ficou satisfeita com a doação e, não sabendo qual das pessoas recebeu o coração da pessoa que lhe era próxima inicia um plano para matar cada um das pessoas que nesse dia recebeu  um transplante de coração. No fundo, não queria que o coração continuasse vivo num outro corpo.

Considero que o enredo está muito bem construído. Consegue induzir dúvida nos leitores. A narrativa avança de uma forma apaixonante, capaz de tornar o livro numa grande obsessão para o leitor. É difícil para de ler.

Em geral gostei de todas as personagens, mas aquela que gostei mais foi Alex Pierce. Um polícia com um passado doloroso e misterioso, que depois de um determinado acontecimento decide abandonar a carreira na polícia para se dedicar a escrever policiais. É um homem interessante e que, apesar de a autora tentar torná-lo num potencial culpado dos crimes tal aspecto não funcionou. Desde cedo que se percebe que por detrás de um perfil austero e de atitudes um pouco rudes bate um coração bondoso.

Gostei muito dos diálogos e das interacções entre Alex e Cat. Em alguns momentos senti que a autora não esgotou o tema que dava origem a determinados diálogos e interacções, mas penso que isso era apenas para criar suspense.

Dean, o médico cardiologista, é o personagem que menos gostei. Um verdadeiro snob com pouca personalidade.    

Em relação ao criminoso não é difícil chegar à sua identidade, mas confesso que com a brilhante escrita de Sandra Brown ficamos sempre na dúvida. Comigo isso aconteceu, uma vez que, a partir do momento em que os suspeitos nos vão sendo apresentados eu passei a desconfiar de determinada personagem e fui mantendo essa suspeita durante grande parte do livro. Porém, quando nos aproximamos da revelação final coloquei em causa a minha suspeita.

Para quem gosta de policiais aliados a um bom romance, os livros de Sandra Brown são perfeitos. Conseguem aliar estas dias vertentes de uma forma muito cativante. 

Deixem-se invadir pelas palavras!
Boas leituras.
Silvana 

2 comentários:

  1. Esse foi o primeiro que li de Sandra Brown e fiquei bastante impressionada. Sem dúvida, irei ler mais da autora.
    Ass: Mistery

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mistery,

      Os livros são fantásticos. O outro que li foi o "Voz na noite" e depois destas duas boas experiências quero ler mais!!
      bjs

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!