sábado, 22 de junho de 2013

Ligação (Saga Anjos Negros #1) [Opinião]


Ligação (Anjos Negros #1)

Autor: Soraia Pereira
Ano: 2013
Editora: Pastelaria Estúdios
Número de Páginas: 238 páginas
Classificação: 3 Estrelas
Desafio: Ler em Português de Portugal

Sinopse
Um mundo. Uma Cidade. Um segredo guardado durante séculos. Uma noite tudo muda.

Jessica O’Reilly nunca teve uma vida fácil. Ignorada pela família e a viver sozinha em Nova Iorque, vê-se no meio de criminosos e é nessa noite que Leonardo a salva da morte.
Assoberbada por um conforto que nunca teve, Jessica vê-se num mundo novo, no qual conhece os Anjos Negros.
Quando retorna à sua vida, os Sombras surgem e tentam seduzi-la para o seu lado e Jessica vê-se confrontada por uma escolha que só ela pode tomar.
Aos poucos, ela descobre que nem tudo é o que parece e que não só criaturas fantásticas existem, como deseja intensamente que façam parte da sua vida. Em especial Leonardo com quem criou… uma forte ligação.

Ela nunca pensou que aquela noite fosse apenas o início e ele nunca esperou ter de ir contra as regras.

O que tem Jessica de especial?
Quem são os Anjos Negros? E os Sombras?

Uma certeza o leitor pode ter:
Nova Iorque jamais voltará a ser a mesma…


Opinião
É sempre muito bom descobrir autores Portugueses, principalmente quando são jovens autores cheios de ideias e com a criatividade a fervilhar em cada célula do seu ser. Soraia Pereira é uma dessas jovens escritoras cheia de vontade de colocar no papel todas as ideias que habitam na sua imaginação. Ligação é o seu primeiro livro e oferece-nos a história dos Anjos Negros, que são um grupo de vampiros simpáticos que protegem a humanidade.

Assim, numa escrita muito acessível (por vezes demasiado simplista e coloquial) permite-nos perceber muito bem todo o enredo que está por detrás dos guerreiros Anjos Negros e o grupo que por eles é perseguido, os Sombras. É de realçar positivamente as descrições apresentadas acerca destes dois mundos, uma vez que permite ao leitor aceder facilmente à tipologia de seres sobrenaturais que a Soraia nos traz.

Relativamente às personagens, por incrível que pareça, não foram as principais que despoletaram em mim maior curiosidade. Leonardo e Jessica, o casal central do livro, apaixonam-se demasiado depressa. Não houve tempo para criar um ligação mais sólida e conhecer-mos mais sobre cada um deles. Jessica tem um história interessante que poderia ter sido mais esmiuçada. Leonardo, por vezes tem atitudes um pouco infantis, mas isso  também acontece um pouco com a Jessica.    
As personagens que me deixaram mais curiosa para os próximos livros são A'larick e Caliel. São ambas personagens que deixam transparecer algum mistério que nos deixa com a curiosidade em pulgas. Será que nos próximos livros teremos mais informações sobre o espírito inquieto de A'larick e sobre a serenidade de Caliel (não sei porquê, mas sempre que ela aparecia no livro sentia uma certa onda de paz e serenidade). 

Um outro aspecto que achei positivo foi o tom humorístico de alguns diálogos. 
Apenas faltou uma enredo mais sedutor, em que os acontecimentos fossem mas esmiuçados e os temas que eles envolvem tratados de forma um pouco mais profunda.

Foi um bom começo para Soraia e para a sua escrita. Atenção que deixa-nos um final completamente em suspenso!! Quando lá chegamos só pensamos: O quê vamos ficar aqui sem saber o que se passa? Pois, mas ficam... Têm de aguardar pelo próximo capítulo!!!

Para adquirirem o livro e saberem os aspectos que estão por detrás da criação de alguns aspectos do livro consultem o blog da autora aqui: http://soraiamspereira.blogspot.pt/.

Deixem-se invadir pelas palavras!!
Boas leituras!
Silvana

10 comentários:

  1. Temos opiniões semelhantes :p Acho que seria engraçado ver o Alarick com a amiga da Caliel, não achas?

    Aquela cena entre os dois deixou-me com o bichinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim :). Foi essa mesma cena que deixou com a pulga atrás da orelha! O que será que vai acontecer a estes dois? Tenho muita curiosidade!!

      Eliminar
    2. *Romance*

      Ela é a única que o consegue irritar :p

      Eliminar
    3. Sim... Mas aposto que isto já vem do passado! A minha intuição diz-me que eles já devem ter vivido algo, mas qualquer coisa os levou a recuar!

      Eliminar
    4. Ou que o fez esquecer! Lembras-te que ele não se lembra de nada da sua vida anterior?

      Eliminar
    5. É verdade :) Já nem me lembrava desse pormenor (muito importante)! Vamos lá ver o que é que as próximas páginas lhe reservam. Gostei muito desta personagem, apenas um aspecto dele me levava, por vezes, a não gostar tanto: a sua enorme dependência por drogas! Gostaria que ele mudasse em relação a este pormenor!! Por motivos pessoais é um aspecto que me faz confusão.

      Eliminar
    6. O Luthiam é que era ganzado. O Alarick não.Pelo menos não me lembro de o ver nas drogas :/

      Eliminar
    7. Hum... Talvez tenhas razão... Já ando a confundir tudo... Embora tenha ficado com a sensação que ele lá andava! Não percebo por quê. Devo ter associado ao feitio dele!

      Eliminar
    8. Bem, também posso estar errada :/

      Quero o próximo ^.^

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!