domingo, 26 de maio de 2013

Por detrás da tela | The Host

Ficha Técnica
Actores principais: Saroirse Ronan, Max Irons, Jake Abel, William Hurt, Diane Kruger
Género: Ficção Científica
Ano: 2013

Classificação
4/5 Estrelas

Opinião
Andava com bastante curiosidade em ver este filme. Depois de uma leitura fantástica do livro Nómada (opinião aqui) queria ver se o filme conseguia transmitir a mensagem. Apesar de o filme não ser perfeito, uma vez que dá a sensação que tudo acontece demasiado rápido, consegue transmitir as ideias essenciais do livro: a luta pela sobrevivência, a aceitação do que é diferente, a amizade e o amor...

Não é fácil condensar em duas horas a densidade de um livro com 836 páginas. Devido a esta dificuldade, o espectador poderá ter a sensação de que tudo se desenvolve demasiado depressa... As personagens não passam tempo suficiente para transmitir as ligações que se vão estabelecendo. Basicamente, o filme foi buscar os pontos chave do livro, organizou-os e conseguiu elaborar uma sequência coerente e perceptível. Convém alertar que mesmos estes episódios chave sofreram algumas alterações, ou seja, não reproduzem de forma fiel o que acontece no livro.

Gostei bastante do desempenho de Saroise Ronan como nómada. Não é o primeiro filme que vejo com esta actriz e já tinha gostado dela no primeiro filme que vi (Visto do céu). O dilema entre o hospedeiro, Melanie, e a alma, Nómada, está muito bem caracterizado pela actriz e consegue transmitir a mesma intensidade que no livro transparece!

* Spoiler* - Início
No final do filme, tal como acontece no livro, a alma de Nómada e inserida noutro corpo... Fiquei tão desiludida com a actriz escolhida para esse corpo. Não se encaixava, em nada, na imagem mental que eu tinha criado na leitura. 
No livro, a descrição que acompanha este episódio leva-nos a criar um certo tipo de imagem de pessoa capaz de corresponder a tudo ao que é descrito. A actriz do filme fica um pouco longe dessa descrição... Falta-lhe a tal luz que se tão bem é descrita no livro.
* Spoiler* - Fim

Tal como acontece em quase todas as adaptações de livros, aconselho a lerem primeiro livro antes de verem o filme... Acho que ficam com uma percepção bastante diferente. Em todo caso é um filme que recomendo!

Deixem-se invadir pelas imagens.
Silvana

6 comentários:

  1. Por mais estranho que pareça, acho que gostei um bocadinho mais do filme do que do livro x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acontece! :)
      Por exemplo, em relação ao "Véu pintado" gostei muito mais do filme do que do livro.

      Eliminar
  2. Ai ainda não vi o filme! Tenho que ver!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!