quarta-feira, 1 de maio de 2013

Top Ten Tuesday - Palavras/Tópicos que me fazem comprar/pegar instantaneamente num livro





O Top Ten desta semana pretende que elegemos as 10 palavras/tópicos que me fazem comprar/pegar instantaneamente num livro. 




1. Amor: Confesso que não resisto a uma boa história de amor... Sim daquelas bastante românticas cheias de dramatismo e impossibilidades. Gosto dos happy ends, mas também aguento os menos felizes se fizerem sentido.

2. Morte: Eu sei que este tópico pode parecer desagradável para muita gente, pessoalmente gosto de livros que abordem este tema e a forma como as personagens lidam com ela. Geralmente, um livro onde a morte é enquadrada com boas reflexões, suscita-me, igualmente, grandes reflexões.

3. Mistério: Adoro os livros que conseguem prender o leitor a um bom mistério para resolver. É uma leitura mais activa uma vez que estamos, constantemente, a elaborar teorias para a resolução do mesmo.

4. Casas antigas: Por experiência, os livros que tenho lido que associam casas antigas despertaram sempre o meu interesse, também pelo facto de estas histórias estarem também associadas ao mistério.

5. 2ª Guerra Mundial: É uma época histórica que, pessoalmente, me fascina. História foi uma disciplina que só me acompanhou até ao 9º ano e a temática da Segunda Guerra Mundial não foi muito aprofundada. Porém despertou o meu interesse e vontade de saber mais sobre o tema.

6. Cultura: Adoro os livros que nos remetem para uma cultura diferente da nossa. Gosto muito de conhecer os aspectos culturais, as tradições que marcam um determinado país ou região. De toda a diversidade cultural existente tenho mais curiosidade pela cultura indiana e islâmica. 

7. Livros: Porque adoro "enterrar" o meu pensamento nas palavras, porque os livros são mágicos é óbvio que livros que abordem outros livros tornam-se um verdadeiro paraíso.

8. Poesia: Este género literário faz-nos viajar, sonhar... Existem livros em que a poesia  assume um papel importante no desenvolvimento da narrativa.

9. Crimes: Estes também estão bastante associados ao mistério, daí despertarem o meu interesse. Um bom policial consegue-me agarrar às páginas e a uma leitura compulsiva.

10. Psicologia: É a minha área de formação e por isso gosto de ver quais os mitos que os livros, por vezes, lançam sobre a psicologia e sobre o seu papel na sociedade.  

4 comentários:

  1. Acabei de encontrar seu blog e é ótimo :). Eu também adoro livros com 2ª guerra mundial XD e acho engraçado quando vejo que todo mundo também adora, mesmo sendo muito trágico, acho que todo mundo adora uma reviravolta =P.

    Livros sobre livros caem sempre como uma luva para todo bookaholic xD. Se conhecer algum muito bom por favor me diga :).

    Abçs!

    ResponderEliminar
  2. Olá Helena!
    Em primeiro lugar, seja bem-vinda e desde já agradeço o seu comentário!
    Obrigada :). Acho que é essa mesma tragédia que cativa a atenção das pessoas! Todo o ser humano gosta de sentir emoções à flor da pele e sentir que apesar de as coisas estarem más podem terminar bem.

    Tenho alguns livros que lhe podem interessar:
    . A rapariga que roubava livros (Markus Zuzak)
    . O grande amor da minha vida (Paullina Simons)
    (estes dois para além de terem os livros como temática têm também a Segunda Guerra Mundial)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada! :D Eu concordo completamente com você e já li A menina que roubava livros (sou do Brasil xD) e é o meu livro favoritoooooo! Eu simplesmente nem sei como fazer uma resenha desse livro, eu AMOOOOOO demais =) e o meu personagem favorito é o Rudy, e o seu?

      Abçs!

      Eliminar
    2. Tenho duas personagens favoritas: o Max e a Liesel.
      De facto é bastante complicado fazer a opinião do livro... A minha teve de levar com alguns spoilers. Podes vê-la aqui no blog para ver se vai de encontro àquilo que sentiste quando leste o livro.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!