domingo, 21 de abril de 2013

O grande amor da minha vida (O Cavaleiro de Bronze #1) [Opinião]




O Grande Amor da Minha Vida (O Cavaleiro de Bronze, #1)

Autor: Paullina Simons
Ano: 2012
Editora: ASA
Número de páginas: 688 páginas
Classificação: 5 Estrelas
Desafio: Novos autores, Reading Romances


Sinopse
22 de Junho de 1941...
Para Tatiana e Alexander, foi amor à primeira vista.
Para o mundo, foi o dia em que tudo mudou...

Tatiana vive com a família em Leninegrado. A Rússia foi flagelada pela revolução, mas a cidade mais cosmopolita do país guarda ainda memórias do glamour do passado. Bela e vibrante, Tatiana não deixa que o dramatismo que a rodeia impeça de sonhar com um futuro melhor.
Mas este será o pior e o melhor dia da sua vida.
O dia fatídico em que Hitler invade a Rússia.
O dia assombroso em que conhece aquele que será o seu grande e único amor.

Quando Tatiana e Alexander se cruzam na rua, a atracção é imediata.
Ambos sabem que as suas vidas nunca mais serão as mesmas.Ingénua e inexperiente, Tatiana aprende com o jovem soldado os prazeres da paixão e da sensualidade. Atormentada pela guerra e pela incerteza quanto ao futuro, Alexander descobre a doçura dos afectos.
E, enquanto as bombas caem sobre Leninegrado, eles vivem um amor que sabem ser eterno mas impossível. É um amor que pode destruir a família de Tatiana.
Um amor que pode significar a morte de todos os que os rodeiam.

Ameaçados pela implacável máquina de guerra nazi e pelo desumano regime soviético. Tatiana e Alexander são arremessados para o vórtice da história, naquele que será o ponto de viragem do século XX e que moldará o mundo moderno. 

Opinião 
O grande amor da minha vida é um livro que nos transporta para o mundo gélido da Rússia. Para um mundo marcado pela guerra e onde um amor tenta sobreviver ao contexto agreste que se instala. 
Com este livro acompanhamos a vida de Tatiana, a sua família, Alexander, Dimitri e muitos outros que vão oferecendo ao livro emoções, sentimentos, acontecimentos, realismo...
Facilmente nos sentimos a caminhar, pesadamente, sobre a neve com Tatiana pelas ruas de Leninegrado em busca de um pedaço de pão para matar a fome. Através dos olhos dela conseguimos ver os sofrimento e sentir o vento gélido que cobre todos os copos sem vida que vão habitando as ruas. Em Leninegrado, sentimos o barulho ensurdecedor de bombas que não poupam ninguém, que atravessa os céus em busca dos seus alvos. Em Lugo, sofremos as angústias, os medos e o terror que assombra Tatiana, ao mesmo tempo que saboreamos a esperança na sobrevivência. E, em Lazarevo, somos brindados pela Primavera, pela brisa suave que nos beija, pela frescura do rio Kama... A Primavera traz uma felicidade passageira que a guerra é incapaz de a deixar permanecer eterna.

É-me difícil encontrar palavras que sejam suficientemente boas para transmitir aquilo que senti com esta leitura. Foi emoção do princípio ao fim do livro! Uma leitura viciante, envolvente, que me absorvia todos as gotas da minha atenção. Não é fácil ler sobre a fome e as agruras de uma guerra, mas é fácil nos deixarmos envolver pela singularidade de gestos de amor e protecção com que Alexander vai oferecendo a Tatiana. O livro é mais do que uma banal história de amor em temos de guerra... Leva-nos a algo mais profundo. Daí, e concordando com outras opiniões que já li, o título em português não fazer de todo sentido. Acho que o título O Cavaleiro de Bronze faz mas sentido devido ao simbolismo que um livro de um autor russo, com esse mesmo título, que acompanha a história de Tatiana e Alexander. 

Gostei muito de acompanhar a evolução da Tatiana. Ela cresce com tudo aquilo que vai vivendo. Por vezes, irritava-me com a bondade dela, mas no fundo percebi porque o fazia. Acho que ela sempre soube que, apesar da sua fragilidade física, tinha uma personalidade forte e era capaz de enfrentar muitas coisas mais duras, as situações mais agrestes...É corajosa, forte, determinada... Luta até ao final das suas forças, incapaz de deixar para traz aqueles que habitam as zonas mais profundas do seu coração. 

Alexander é um homem complexo e reservado. Guarda os seus segredos e as suas angústias. O seu coração é repleto de bondade e facilmente se deixa encantar pelos modos ingénuos de Tatiana e pela sua inteligência. Ela será o seu pilar de confiança. Fazem tudo um pelo outro, fazem tudo o que conseguem para se manterem vivos.

De todas as outras personagens secundárias destaco Dasha, a irmã de Tatiana. Acho que ela fechou os olhos aquilo que se ia passando por gostar muito da irmã. Ela foi uma das protagonista de uma das melhores passagens o livro. De uma passagem que emocionou bastante e que retrata muito bem a relação entre as irmãs. 

É um livro que merece ser lido e saboreado de forma lenta para que consigamos absorver todas as mensagens que nos oferece. Este livro mudou a minha visão acerca do comunismo russo. Lembro-me de na altura em que abordei este tema na escola ter ficado com uma boa impressão dos princípios do comunismo (penso que a professora romanceou um pouco aquilo que se passava na Rússia de Estaline e de Lenine). Porém, este comunismo era, igualmente, uma forma de ditadura que limitava a liberdade das pessoas. 


Estou ansiosa para ler o volume seguinte e saber o que vai acontecer. O final deste primeiro volume é de nos deixar em pulgas para o seguinte. E parece que também irá ter um filme. Fica aqui o trailer não oficial.

E desse lado, o que é que este livro vos despertou? Para mim, é um dos livros da minha vida que me marcou significativamente.

Deixem-se invadir pela palavras!
Boas leituras.
Silvana

10 comentários:

  1. Olá Silvana,

    Nunca li este livro, mas fiquei extremamente curiosa depois de ler a tua opinião :D A época onde a história se passa é mesmo fascinante!

    Se algum dia, vir uma boa promoção com este livro, terá mesmo de vir para a estante!!

    Beijinhos e continuação de boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mira,
      Este livro é lindo!! Não te sei dar outro adjectivo. Para veres o quanto ele me tocou comecei por ler o livro que pertencia à biblioteca e acabei por adquirir um. Quero mesmo completar esta trilogia.

      Também me fascina esta época histórica. Como é que algo tão cruel pode ser ao mesmo tempo fascinante.

      Fico a aguardar a tua opinião!
      Beijinhos e boas leituras também para ti.

      Eliminar
  2. Nunca li, mas fiquei com vontade de ler porque devoro livros.
    Gostei muito do blog e já sou seguidora.
    Bjs
    http://esquecimedeviver.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vive,
      Bem vinda a este meu espaço.
      É um livro excelente! Dos melhores que já li!
      Já passei pelo seu cantinho. Gostei e tornei-me seguidora.
      Bjs

      Eliminar
  3. Já ouvi tanta opinião boa sobre esse livro *.* A tua só veio aguçar ainda mais a curiosidade ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, porque este livro é lindo! Gostei tanto que fiquei sem palavras no fim! O pior é aguentar até sair o próximo XD. Ninguém merece esta espera!!!!

      Eliminar
  4. Esse vídeo é uma montagem de fãs. Na época em que foi feito nem se sabia se alguma vez haveria filme, mas entretanto os direitos foram comprados. Agora quando é que sai, não se sabe. A autora ainda está a escrever o guião.

    Quanto ao livro, é realmente inesquecível. No dia 1 de abril sai o 2º cá. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela informação :). Espero que não demorem muito.

      Inesquecível mesmo. Sim, já vi essa informação ontem e fiquei muito feliz. Estou muito curiosa para para ler o segundo volume.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu também adorei o livro e só tenho pena que a ASA não vá ser fiel à trilogia original... passa a ser uma trilogia + 1.

    Opinião em: http://leituras-do-instante.blogspot.pt/2014/03/o-grande-amor-da-minha-vida-opiniao.html

    Esclarecimentos ASA sobre o livro "Tatiana": http://leituras-do-instante.blogspot.pt/2014/04/esclarecimentos-da-asa-sobre-tatiana.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acabei por comprar o segundo, apesar de saber que a ASA ia fazer algum tipo de habilidades...

      O livro é tão bom que estou com imensa curiosidade para ler o segundo. Infelizmente outros livros vão ganhando prioridade e nunca mais pego nele para ler :P

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!