quinta-feira, 7 de março de 2013

Dívida de Sangue (Sangue Fresco #2) [Opinião]


Dívida de Sangue (Sangue Fresco, #2)

Autor: Charlaine Harris
Ano: 2009
Editora: Saída de Emergência
Número de Páginas: 231
Classificação: 3 Estrelas

Sinopse
Uma grande mudança social está a afectar toda a humanidade. Os vampiros acabaram de ser reconhecidos como cidadão. Após a criação em laboratório, de um sangue sintético comercializável e inofensivo, eles deixaram de ter que se alimentar de sangue humano. Mas o nosso direito de cidadania traz muitas outras mudanças...

Sookie Stackhouse está numa maré de azar: primeiro o seu colega de trabalho é morto e ninguém se parece preocupar; depois, é atacada por uma criatura que a infecta com um veneno doloroso e mortal. Tudo se complica quando Bill nada consegue fazer e pede a ajuda de Eric para lhe salvar a vida. A questão é que agora ela está em dívida para com Eric - um vampiro deslumbrante mas tão belo quanto perigoso. E quando ele lhe pede um favor em troca, ela tem que aceder.

De repente, Sookie está em Dallas a usar os seus poderes telepáticos para encontrar um vampiro. A sua condição é que os humanos não devem ser magoados. Mas a promessa de os vampiros se manterem na ordem é mais fácil de dizer do que cumprir. Basta uma bela rapariga e um pequeno deslize para que tudo comece a correr mal...

Entretanto, também Eric tem os seus próprios segredos...

Opinião
Parti para esta leitura sem expectativas muito elevadas, uma vez que a leitura do primeiro volume foi satisfatória. Assim, à medida que ia avançando na leitura, a opinião que criei com a leitura do primeiro volume foi-se confirmando. Porém, considero que este livro foi um bocadinho melhor mas não o suficiente para lhe dar uma classificação mais elevada.

O conteúdo policial que vai envolvendo a série é, para mim, um dos pontos fortes e é aquele que mais me motiva para a leitura. Os conteúdos relacionados com a comunidade vampírica melhoraram um bocadinho neste volume: foram acrescentadas novas informações que nos permitem conhecer melhor a forma como os vampiros criados por Charlaine Harris vivem. Porém, ainda não os considero com originalidade suficiente para me fazer vibrar com a leitura. 

A minha opinião em relação às personagens também não se alterou muito. Continuo a achar que falta qualquer coisa ao vampiro Bill. Não sei, por vezes parece que ele está completamente desligado do enredo do livro. Em relação à Sookie, melhorou um bocadinho. Acho que se tornou mais activa nos acontecimentos e deixou transparecer mais inteligência e perspicácia. O Eric continua a fascinar-me e neste volume subiu de consideração. Estou com alguma curiosidade por saber que rumo vai levar Eric e o que lhe irá acontecer. Fiquei um pouco triste por Sam aparecer pouco, mas dado as circunstâncias da história que surge neste livro é compreensível. Espero que nos volumes seguintes ele volte com um papel mais activo.

Na minha opinião, este segundo volume da saga foi melhor conseguido em termos de acção. Não houve momentos mortos, a narrativa desenvolveu-se num bom ritmo que, mais ou menos, ia prendendo o leitor ao que ia acontecendo. 

Apesar de não ser uma das minhas séries de eleição tenho alguma curiosidade em saber o que vai acontecer, por isso vou continuar a acompanhar as aventuras dos habitantes de Bon Temps.

Deixem-se invadir pelas palavras e boas leituras.
Silvana

P.S. - Por curiosidade fui espreitar a série televisiva que tem por base estes livros. Só vi o primeiro episódio e apesar de estar fiel ao livro não gostei muito. As personagens então foram uma desilusão!

2 comentários:

  1. Olá Silvana,
    só vi um episódio da série e também não gostei. Relativamente ao livro, já tive com eles na mão, mas pensei que para bem da minha saúde mental (hehe) não me podia meter mais em sagas sobre vampiros. Depois de Twilight e da saga Casa da Noite, mais a série diários de um vampiro...Conheces? Enfim! Já tenho a minha dose de vampiros hehe... :D

    Beijinhos e boas leituras**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De todas as séries que enumeraste só li mesmo a Twilight :). Depois também li dois volumes da série "Academia de Vampiros", as outras duas que referiste não conheço. Acredita que não estás a perder muito com esta série. Se não fosse pelo vampiro Eric acho que já nem tinha lido o segundo nem ficado curiosa para o terceiro. Acho a série um pouco superficial e com pouca criatividade.

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!