quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Palavras Memoráveis

Quando era pequena costumava pôr sal em cima das lesmas. Gostava de vê-las dissolverem-se diante dos meus olhos. A crueldade é sempre um pouco divertida até nos apercebemos de que estamos a magoar alguém.
Uma coisa é ser-se um totó quando ninguém nos presta atenção, mas na escola, isso significa que nos procuram intensivamente. Somos a lesma, e eles têm o sal na mão. E não possuem consciência.
Há uma palavra que aprendemos em estudos sociais: sadismo. É quando gostamos de ver alguém sofrer. No entanto, a verdadeira questão é porquê? Acho que em parte se trata apenas de instinto de sobrevivência. E em parte porque um grupo fica mais coeso quando se junta contra um inimigo. Não importa que esse inimigo nunca tenha feito nada para nos prejudicar - temos apenas que fingir que detestamos alguém ainda mais do que nos detestamos a nós próprios.
Sabem porque é que o sal tem esse efeito nas lesmas? Porque se dissolve na água que faz parte da pele de uma lesma, de forma que a água no interior do seu corpo começa a sair cá para fora. Também resulta em caracóis e em sanguessugas  E em pessoas como eu.
Na verdade resulta com qualquer criatura com uma pele demasiado fina para se defender a si própria. 
Jodi Picoult, Dezanove Minutos  

4 comentários:

  1. Dá que pensar... Bonito excerto...

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá B.

    Em primeiro lugar, obrigada pela tua visita!
    Sim dá... Este livro está cheio de momentos que nos fazem pensar! Recomendo este livro!

    Beijinhos e Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Realmente não percebo o porquê...

    P.s. Penso que na última frase queres dizer pele e não pelo, certo?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!