quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Jardim de Alfazema (Série Edilean #1) [Opinião]


Autor: Jude Deveraux
Ano: 2010
Editora: Quinta Essência
Número de Páginas: 352
Classificação: 4 Estrelas
Desafio: Reading Romances
               De A a Z...

Sinopse
Jocelyn Minton é uma  mulher dividida entre dois mundos. A mãe estudou em colégios particulares e frequentava as melhores salas de chá, mas acabou por casar com o biscateiro local.
Joce tinha apenas cinco anos quando a mãe morreu e, quando o pai volta a casar, a criança sente-se mais só do que nunca - até que conhece Edilean Harcourt, que, apesar de já não ser uma jovem, compreende Joce melhor que ninguém.
Quando Miss Edi morre, deixa à amiga todos os seus bens, incluindo uma histórica mansão do século XVIII e uma carta com pistas para a jovem decifrar um mistério que remonta a 1941. Na carta, Miss Edi também revela que encontrou o homem perfeito para Joce, um jovem advogado.
Joce fica chocada ao saber que a mansão e o futuro amor da sua vida se encontram em Edilean, de que nunca antes ouvira falar. Curiosa perante esta reviravolta do destino, Joce mudou-se para a pequena cidade, decidida a dar um novo rumo à sua vida.
Em Edilean, todos conhecem a história da jovem e já delinearam o seu futuro, incluindo o homem com quem se deverá casar. Acontece, porém, que Joce tem as suas próprias ideias acerca do homem que terá de conquistar o seu coração e o que fazer aos segredos que ninguém quer ver divulgados. Mas, quando estes se revelam parte da sua história, o certo é que a vida parece ganhar uma nova cor...

Opinião
Este foi o livro ideal para quebrar com o estado de espírito (diga-se pesado) que o livro anterior deixou. Jardim de Alfazema é um romance leve e muito romântico que conduz o leitor por lugares bem descritos e que apetece conhecer. 
Comparando este livro com o livro anterior que li da mesma autora, Ninguém para amar,este possui uma narrativa mais dinâmica que deixa o leitor preso à história desde a primeira página. 

Joce é uma mulher jovem, muito calma, com umas piadas engraçadas (conseguiram despertar-me alguns sorrisos) que herda uma mansão num lugar que ela nunca ouviu falar na vida. Quem lhe deixou este mansão foi uma velha senhora, Edi, com quem ela partilhou grande parte da sua vida e a ajudou a suportar uma família que fugia aos padrões da sua personalidade. A própria Edi tem um história de vida fantástica que Joce vai descobrindo com a evolução do livro. Confesso que fiquei com pena de o livro não ter mais uns capítulos com a história de Edi... As passagens que aparecem no livro são deliciosas e deixam o leitor com vontade de ler e saber mais. 

Joce muda-se para a nova mansão e vê-se obrigada a lidar com um conjunto de personalidades que chocam um pouco com a sua pacatez e introversão... Pessoas que lhe aparecem pela casa adentro; dois homens que entram na sua vida, um que ela simpatiza desde o início e outro que é o oposto daquilo que ela é (mas será mesmo o oposto). Estes dois homens são o Ramsey, um advogado, e Luke, um jardineiro. As interações entre Luke e Joce, no início do livro são muito engraçadas. Luke encerra em si um mistério que vai despertando o coração das leitoras... No meu caso, simpatizei logo com Luke desde o início, o Ramsey era meloso de mais e parecia-me sem carisma.

É uma narrativa misteriosa, envolvente, cativante. Proporciona-nos momentos descontraídos, calmos e que nos despertam os sentidos. É uma boa leitura para momentos em que sentimos o nosso pensamento pesado, para momentos em que nos sentimos em baixo... É um livro optimista!

Boas leituras e deixem-se invadir pelas palavras!  

7 comentários:

  1. Ando-me a portar mal e não passava por aqui há algum tempo…
    Por acaso ainda não li nada desta autora, fica a nota para os "momentos mais baixos" :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh :) Não tem mal...
      Sim... Fazes bem em ler! É um romance muito leve e com algum mistério! :D

      Eliminar
  2. Eu fiquei triste por a Joce descobrir que o David estava vivo depois da Edi morrer :( Eles podiam ter tido toda uma vida juntos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Me too :(. Mereciam mais aqueles dois!!

      Eliminar
    2. Podes crer :( a história deles era tão fofa *.*

      Eliminar
  3. Já há algum tempo que quero este livro...Quero ver se consigo lê-lo este verão...a ver vamos!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes é mesmo um bom livro para o Verão! Tenho a certeza de que vais gostar! :)

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!