quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Tudo sobre ti - Opinião


Autor: Melissa Hill
Ano:2011
Editora: Quinta Essência
Número de páginas:412
Classificação: 6/6

Sinopse
Jess, que tem um casamento feliz, sente-se cada vez mais posta de parte por ser a única que não tem filhos no seu grupo de amigas. Com medo de as perder, pergunta-se se estará na altura de ser igualmente mãe.
Entretanto, a actriz de Hollywood Ruth Seymour está prestes a regressar a casa. Mas um romance inoportuno com um colega de profissão teve consequências graves e imprevistas.
E Nina, há pouco abandonada pelo namorado, volta para a pequena aldeia irlandesa de Lakeview para viver com o seu distante pai, Patrick. Embora vá ter de o fazer, ainda não se atreve a contar-lhe o segredo que esconde.
Uma coisa é certa: alguém sabe mais do que está a dizer. E a verdade não ficará escondida para sempre….


Opinião
Tudo sobre ti é um livro feminino que nos conta as peripécias da vida de três mulheres. Cada capítulo vai sendo dedicado a cada uma delas o que desperta em nós sentimentos contraditórios, isto porquê! Quando chegamos ao fim do capítulo queremos sempre saber o que vai acontecer a essa personagem, mas logo esquecemos e envolvemo-nos na vida da personagem do novo capítulo. Este aspecto oferece ao livro uma dinâmica que prende o leitor a cada página por onde vai passando.

Das três mulheres, aquele que mais gostei foi de Nina. É uma rapariga ponderada, que esconde o seu segredo e todas as dúvidas que ele acarreta... Este segredo leva-a de volta a fantasmas do passado (que por acaso fantasiei algo mais intenso do que aquilo que aconteceu na realidade) e a descoberta da sua própria história de vida.

Ruth regressa à sua pequena aldeia para descobrir aquilo que é mais importante na vida. Ali, Ruth pondera cada uma das suas escolhas, analisa os caminhos pelos quais seguiu e vê-se obrigada a fazer novas escolhas e definir um novo caminho para a sua vida.

Jess, uma mulher independente (mas ao mesmo tempo muito dependente - algo que irão descobrir assim que lerem o livro e começarem esmiuçar os comportamentos que Jess vai tendo), citadina, moderna vive numa pressão constante por não ter filhos. Este pequeno pormenor da sua vida faz com que o seu casamento sofra alguns contratempos (confesso que cheguei a temer pior desfecho, mas sendo um livro romântico, tudo está bem quando acaba bem). É com esta personagem que Melissa Hill demonstra o seu brilhante poder de escrita. Foi capaz de induzir no leitor um ideia acerta de uma atitude desta personagem. Eu fiquei sempre a pensar que Jess mentiu numa determinada parte do livro. Fiquei de boca aberta quando nas páginas finais descubro que afinal eu estava a pensar tudo errado!

Este é o segundo livro que leio de Melissa Hill e o balanço é bastante positivo. Gostei do primeiro livro, mas este conseguiu superar-lo. É um livro mais cativante, que prende o leitor logo desde as primeiras palavras. Tem personagens equilibradas e realistas. A narrativa desenrola-se de forma dinâmica e cativante. Acho que são boas razões para que, se ainda não leram, agarrarem no livro e lerem!

Boas leituras :)

2 comentários:

  1. Há uns tempos atrás vi este livro em promoção e agora pergunto-me porque lhe virei as costas!?!
    Tenho de experimentar esta escritora, leio muitos comentários positivos em relação à sua escrita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Carol deves experimentar :). Melissa Hill escreve muito bem... Um livro dela lê-se num instante. É uma leitura muito agradável!
      (É bom voltar a ver-te activa).

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!