domingo, 27 de maio de 2012

Opinião - A casa na praia



Autor: Anita Shreve
Ano: 2008
Editora: Edições Asa
Número de Páginas: 270
Classificação: 3/6

Sinopse
Quando casou, Sydney estava perdidamente apaixonada pelo marido Andrew, um piloto de aviões carismático e aventureiro. Mas o medo de o perder num acidente de aviação quase a leva à loucura, deixando-lhe apenas uma alternativa: o divórcio.
Quando voltou a casar, Sydney acreditou que nada tinha a temer, afinal Daniel era um jovem e pacato médico. Mas o destino prega-lhe uma partida, e o seu segundo marido morre subitamente no hospital onde trabalha.
Desencantada e sem rumo, a jovem viúva aceita um emprego de Verão na magnífica costa de New Hampshire.
O que ela não podia imaginar era que o amor ainda lhe reservava grandes surpresas.
Envolvida num surpreendente triângulo amoroso feito de velhas rivalidades e segredos amargos, é obrigada a ver para além das aparências e a questionar as suas opções do passado.
Porque o coração obedece a regras indecifráveis, Sydney descobrirá por si própria que amar é o maior e o mais compensador de todos os riscos...

Opinião
Confesso que espera mais deste livro. Fui arrastada por uma sinopse que se revelou um tanto ou quanto insuficiente acerca das palavras que as páginas deste livro encerravam.

Foi o primeiro livro que li da autora e não fiquei muito convencida. Acho que a base da estória é boa, contudo a autora quando a construiu não o fez de modo a agarrar o leitor. Simplesmente as palavras não são capazes de nos amarrar a atenção por longos períodos de tempo. É uma narração lenta e pouco dinâmica.

Esperava mais da personagem principal, Sydney. Esperava que a autora tivesse descrito, com mais pormenor e oferecesse a esta personagem mais carisma e a descrevesse de modo a que os leitores se identificassem com ela. Eu não me senti ligada a esta personagem. Gostei de algumas passagens do livro protagonizadas por ela, contudo era muito parada, sem características marcantes.

O triângulo amoroso que se formou com o desenrolar da estória, também se revelou pouco credível. As páginas dedicadas a esta fase da narrativa não revelaram a intensidade necessária que me fizesse sentir amor, carinho e admiração entre aqueles personagem. Parecia algo frio, tal como o cenário da casa da Praia que ia sendo descrito. Por estranho que possa parecer, enquanto lia o livro e as descrições da casa e da paria não conseguia sentir aqueles calor agradável que normalmente estas descrições me fazer sentir, por outro lado imaginava sempre um lugar frio, sem sol, mesmo no pico de Verão. Acho que isto é uma boa metáfora para a minha relação com o livro. Penso que estas sensações estão relacionadas com o fato de não me sentir cativada pelo livro.

Embora a minha opinião sobre o livro não tenha sido muito calorosa, considero que existe pontos positivos e que para grande infelicidade minha, não foram correctamente agarrados pela autora. Um deles é o nível intelectual baixo da jovem que Sydney vai tomar conta no Verão e da relação de extrema protecção que os pais assumem nesta jovem. Esta protecção não permite que a jovem partilhe as suas ideias e vai-se mostrando uma personagem reservada e misteriosa ao longo do livro. Não consegui perceber muito bem quais as reais dificuldades da jovem e em que medida isso a afectava. Daquilo que percebi não me pareceu nada significativo. Apenas não conseguia atingir os elevados patamares que os pais tinham para ela. A autora deveria ter sido mais clara nesta situação, até porque permitiria uma maior compreensão da extrema protecção que os pais exibiam.

A homossexualidade foi outros dos temas abordados no livro e que considerei bastante positivo. Neste caso, a autora desenvolveu mais o tema tornando-o mais esclarecedor.

A sensação que fica no final da leitura é uma sensação de que falta qualquer coisa que faça atribuir algum sentimento a este livro. Falta-lhe algo que o faça permanecer na nossa memória por tempo indetermidado. Falta-lhe aquele "tempero" que o torne memorável.

Boas leituras

 

13 comentários:

  1. Espero ansiosamente pela teu post quando ao livro "Uma vez na vida" ;)
    Quanto a este livro, já ouvi rumores que algo ficou por escrever...tal como sentiste Silvana, mas penso que esta escritora tem livros melhores.
    Qual o livro que estas a ler agora?
    boas leituras.bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já o li, mas gostei tanto que estou a deixar passar um tempo para depois fazer uma crítica mais distânciada.
      Sim, hei-de tentar outro desta autora.
      Agora estou a ler Inverso, mais um livro do desafio leitor-beta.
      Também comecei um de José Luís Peixoto e não gostei... Acho que não o vou conseguir levar até ao fim. E tu Carol, por que páginas viajas.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ainda hoje passei por este livro" Uma vez na vida" e um outro que se chama "Beijo", mas como nunca li nada desta escritora,não quis adquiri-los para já.No entanto tenho "Tempo para amar" que será lido brevemente :).E claro que se tudo correr bem, futuramente estou a pensar ler mais desta escritora.
      E a tua opinião obviamente que irá contribuir para as minhas escolhas :)
      Já leste "Beijo"?
      Eu estou a ler o "Sorriso Das Mulheres" e "Artista de Circo". :). O primeiro está a ser maravilhoso..O segundo é para ir lendo lol

      Eliminar
    3. Ainda hoje passei por este livro" Uma vez na vida" e um outro que se chama "Beijo", mas como nunca li nada desta escritora,não quis adquiri-los para já.No entanto tenho "Tempo para amar" que será lido brevemente :).E claro que se tudo correr bem, futuramente estou a pensar ler mais desta escritora.
      E a tua opinião obviamente que irá contribuir para as minhas escolhas :)
      Já leste "Beijo"?
      Eu estou a ler o "Sorriso Das Mulheres" e "Artista de Circo". :). O primeiro está a ser maravilhoso..O segundo é para ir lendo lol

      Eliminar
    4. Sim Carol, já li o Beijo! Gostei, mas não foi aquele que ficou com lugar especial na minha memória. Ainda continua a ser a Mensagem do Vietname. Em relação aos livros que estas a ler só li o segundo e, sinceramente, já nem me lembro da história. A única sensação que me ficou é que não gostei! O título do primeiro é sugestivo... Fico a aguardar a tua opinião :)

      Eliminar
    5. tenho a certeza que irás adorar.:)
      Tens alguma publicaçao da tua opiniao quanto ao livro "Beijo" ?gostava de ler.quanto À minha opiniao do livro "Sorriso das Mulheres", esta está para breve ;)

      Eliminar
    6. Não tenho Carol! Li-o uns meses antes de começar o blog... Mas é um bom livro! Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá
    Também tenho uma opinião muito indêntica à tua sobre este livro, e sobre outros da autora,...
    Já te respondi, lá no meu blog sobre o JLPeixoto.
    bj

    O teu espaço é muito interessante, vou seguir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clarinha!
      Este foi o primeiro livro que li da autora, mas penso dar-lhe uma nova oportunidade para ver o que sinto quando o ler!
      Bjs

      Eliminar
  3. Detestei o final -.-' Fiquei tão frustrada por ter sido tudo a correr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... Ainda não voltei a ler nada da autora, mas a minha frustração com este livro tem-me condicionado. Passo pelos livros dela na biblioteca e não os sinto a chamar por mim! :S

      Eliminar
    2. Eu li mais um dela. Não me convenceu, mas acho que o cotei melhor que este :/

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!