segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

À primeira vista (Jeremy Marsh & Lexie Darnell #2) [Opinião]

Autor:Nicholas Sparks
Editora: Editorial Presença
Classificação: 3/6

Sinopse
Até que ponto nos conhecemos a nós próprios e àqueles que amamos? Jeremy Marsh nunca teria imaginado que alguma vez viesse a deixar Nova Iorque, a sua família e os seus amigos para mudar-se para Boone Creek, uma pequena vila do Sul dos Estados Unidos com a qual estará familiarizado se leu o último romance de Nicholas Sparks, Quem Ama Acredita. Mas se Jeremy aprendeu algo durante o curto espaço de tempo passado nesta localidade é que há coisas para as quais não é possível encontrar explicação. Como estar a alguns meses de se tornar pai, quando a própria ciência inviabilizava esta opção. Ou como estar a ainda menos a meses de casar com Lexie, apesar de a ter conhecido há tão pouco tempo. Para estas duas pessoas que ainda lutam para se adaptarem uma à outra, tamanhas mudanças vão constituir uma fonte de crescentes tensões, capazes de pôr à prova os sentimentos que ambos nutrem pelo outro. Quando simultâneamente Jeremy recebe uns misteriosos e-mails que sugerem que ele não conhece Lexie tão bem como deveria e que ela lhe anda a ocultar aspectos da sua vida, sente-se vacilar. Será ela aquilo que parece à primeira vista? Mas o verdadeiro desafio à fé no amor de ambos ainda está para vir? Um livro de grande impacto emocional sobre confiança, novos começos e um amor infinito que constantemente redefine o nosso modo de encarar a vida e de ultrapassar os obstáculos que esta nos reserva.

Opinião
De facto, não fui enfeitiçada por este livro. Confesso que estava com algumas expectativas uma vez que a estória deste livro era a continuação de um outro livro do autor que tinha lida nas férias e do qual tinha gostado bastante.

Este desiludiu-me um pouco. Em primeiro lugar, achei que o desenrolar dos acontecimentos era forçado. Não senti, como em livros anteriores do autor, a fluidez da narrativa, o desencadear de acontecimentos que conferem vida ao livro. Achei irritante a quantidade de dúvidas por parte de Jeremy e a forma como ele lidou com elas. Grande parte do livro era ocupada com estas dúvidas que, se por um lado fazia sentido devido a forma como o amor entre ele e Lexie tinha nascido, por outro acho que o autor as usou de forma excessiva retirando vivacidade ao livro.

Mais uma vez, Nicholas Sparks brinda-nos com um final triste... O que veio reforçar a minha desilusão com livro. Jeremy e Lexie apaixonaram-se no primeiro momento em que se encontraram e Jeremy largou tudo o que tinha para se dedicar a este amor. Contudo, uma série de acontecimentos faz com a desconfiança invada os seus pensamentos contribuindo para sucessivas discussões com Lexie o que acabou por condicionar o tempo de qualidade que passava com ela. É certo que, devido a todos os acontecimentos, as descofianças de Jeremy fazem sentido, mas acho que a narrativa poderia ter evoluido de forma diferente. No fim, tudo se resolve de uma forma trágica deixando uma sensação de vazio...

É claro que, apesar de tudo, a mensagem que está por detrás desta estória é para ser levada em conta. Quantas vezes nos deixamos vencer pela desconfiança? Quantas vezes nos deixamos levar pelas confabulações que vamos fazendo acerca de imagens que chegam aos nossos olhos e fragmentos de conversas os nossos ouvidos vão guardando, não procurando os verdadeiros protagonistas das estórias? Quantas vezes discutimos com aqueles que mais gostamos por nos deixarmos levar pelo equívocos que a vida nos oferece? Quando nos deixamos levar por tudo isto esquecemos-nos que a vida é demasiado curta e que o tempo que temos disponível nunca é demais para o passarmos na companhia daqueles que mais gostamos e que nos preenchem o espírito!!!

6 comentários:

  1. Tenho este livro e ainda não o li...ele é a continuação de que livro deo NS?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este livro é continuação do livro "Quem ama acredita"!

      Eliminar
    2. umhh já suspeitava, mas não tinha a certeza lol...gostaste mais do livro "Quem ama acredita"?

      Eliminar
    3. Sim... Acheio mais dinâmico! Este é muito descritivo e foca-se muito na reflexão de Jeremy e das suas constantes dúvidas!!! Por isso, não gostei tanto deste e quando o comparo com outros livros do autor, este deixou-me um pouco desiludida!

      Eliminar
  2. Estou desejosa por ler a tua opinião ao livro "Viajem a Capri"

    ResponderEliminar
  3. Partilho a mesma opinião...
    Este livro deixou-me com um gosto amargo na boca. Não pelo fim trágico, já estou habituada a isso nos livros do Nicholas Sparks (e é isso que a meu ver lhe dá um toque especial), mas porque aquela desconfiança toda não deixou os dois aproveitarem o amor que os uniu.

    Mas a tua reflexão esta carregada de verdade... Quantas vezes deitamos a felicidade pela janela fora, por causa de coisa nenhuma...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!