quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A Alquimia do Amor (The Notebook #2) [Opinião]

Imagem

Sinopse
Wilson cometeu um erro que colocou em causa o seu casamento: Esqueceu-se da data do aniversário de casamento deixando Jane, sua esposa, tremendamente desiludida. As longas reflexões de Wilson acerca do seu casamento e as conversas com o seu sogro Noah despertaram algum romantismo da sua parte e durante um ano planeia um surpresa para festejar o seu 30º aniversário de casamento!
A história de amor dos sogros Noah e Allie serve como fonte de inspiração para Wilson. Este casal viveu uma amor imenso e que só a doença e a morte tentou apagar... Felizmente não conseguiu e Noah agarra-se a algo que ele pensa acreditar que possui a alma da sua amada: um cisne!
Assim, ao longo deste livro são narradas as histórias de dois casamentos e a forma como foram vividos...

Opinião
Mais uma vez o amor é o tema de fundo do autor Nicholas Sparks. Gostei da história, da forma como ela se vai desenvolvendo e do seu momento final. Em comparação com outros livro do autor que já li, não é o meu livro preferido, mesmo assim a sua narrativa conseguiu-me cativar e senti-me envolvida pelo desenrolar da acção.

Todos nós cometemos erros nas nossas relações, mas existe sempre a possibilidade de dar-mos a volta por cima dando a oportunidade ao amor de corrigir esses erros. Foi o que aconteceu com a personagem Wilson. Ao cometer um erro, começou a reflectir acerca daquilo que tinha sido a sua vida e naquilo que fez de menos correcto. Estas reflexões são muito importantes para o desenrolar da história, são profundas e sentimentais, transmitindo um homem que ama profundamente a sua esposa e que sente mal por tudo aquilo que foi fazendo para que o seu casamento se tornasse um pouco frio, apagado e se afastasse da sua esposa Jane.

Paralelamente à história de Wilson, é-nos dado o desfecho do casal protagonista do livro o Diário da Nossa Paixão. Este aspecto, para mim, foi um surpresa muito feliz! Eu adorei este livro, já vi o filme muitas vezes e foi bom descobri que este Noah era o mesmo Noah do livro anterior. Aqui mostra-nos como Noah tem vivido depois da morte da Allie e como nem a morte conseguiu apagar esse sentimento. Achei muito bonito a forma como Noah re-descobriu a sua Allie através de um cisne (animal que fascinava Allie) e na simbologia que tinham os comportamentos do animal que foram descritos ao longo do livro. Segundo a minha interpretação de um dos acontecimentos finais do livro em que o cisne desaparece é como se quisesse transmitir que em breve Noah se encontraria em breve com Allie.

A forma como o livro termina é muito boa, porque ao longo da leitura do livro, o leitor é conduzido por um caminho em que os acontecimentos não estão em sintonia com o final. Contudo, ao longo do livro são dadas pistas, que só no fim da leitura nos apercebe-mos, que nos iam dado a indicação daquilo que seria o desenrolar final dos acontecimentos. Este aspecto, na minha opinião, torna o final mais grandioso e comovente.

Por todas estas razões, e para aqueles que não resistem a uma boa história de amor, este é um bom companheiro de cabeceira.

Boas leituras!

2 comentários:

  1. Já li praticamente todos os livros de Nicholas Sparks e esse foi sem dúvida um dos que mais me impressionou, é sem duvida lindo *-* confesso que com esse ate chorei, de emocionar mesmo! perfeito esse livro, aconselho toda a gente a ler todos eles, e este em especial, ficaram impressionados acreditem :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo comentário Maria João! Sim os livros e Nicholas Sparks são fantásticos... Gostei deste, mas não foi aquele que mais me marcou...Até agora houve dois que ocupam um lugar especial: A melodia do adeus e Diário da nossa paixão. :) Boas leituras

    ResponderEliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!