sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Noite dos Investigadores

A investigação científica permite a expansão do conhecimento e a melhoria das condições de vida do ser humano. É um mundo fantástico que permite alargar horizontes, mas que, infelizmente, nem sempre é valorizado pelo público em geral e pelas entidades financiadoras.

Os projectos de investigação são, de um modo geral, dispendiosos e muitas vezes prolongados no tempo. Contudo, são um modo de valorizar o país e pode diminuir a nossa dependência em relação a outros países. Por exemplo, no que diz respeito à investigação na área da farmacologia a descoberta de novos medicamentos contribui para a diminuição da depêndencia em relação a fármacos desenvolvidos noutros países.

Assim, com o objectivo de diminuir a distância entre os investigadores e  o público em geral foi desenvolvida a Noite dos Investigadores. Neste sentido, por todo a Europa na 4ª sexta-feira do mês de Setembro, qualquer pessoa pode ser "cientista por um dia" e participar em experiências diversificadas e enriquecedoras de uma forma descontraída.

Acho uma boa iniciativa, uma vez que pode contribuir para despertar a curiosidade e aguçar a mente de jovens que podem ser potenciais investigadores.

Conhecimento gera conhecimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!